Veja como reservar seu convite para o evento, que terá também apresentações e visita à Casa de Artes. Vagas limitadas
Como parte da programação Ibiporã na 15ª Primavera dos Museus, que acontece na próxima semana, de 20 a 24 de setembro, a Prefeitura de Ibiporã, por meio Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), fará uma segunda exibição do documentário “Henrique de Aragão – um artista transcendente”, lançado este ano e viabilizado por meio de recursos da Lei Aldir Blanc, de incentivo à cultura. Após a exibição, o público será convidado a visitar a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, local onde Henrique de Aragão viveu e trabalhou por quase 50 anos, de 1966 a 2015, quando faleceu, no dia 25 de agosto.
A sessão de cinema e a visita têm número limitado de pessoas (100 vagas). Por isso, é necessário fazer inscrição para garantir o convite, acessando o link: https://forms.gle/N8NFNDx3scXLZDgN7
SERVIÇO:
Dia 22/09/2021 – quarta-feira – às 20h
Exibição do documentário “Henrique de Aragão – um artista transcendente” (2021). Recepção no Cine Teatro com música e após o filme, visita à Casa de Artes, com apresentação ao ar livre, no Teatro Eutália Aragão.
Local: Cine Teatro Padre José Zanelli – Avenida Dom Pedro II, 368 (Centro)
Vagas limitadas!
Faça a sua inscrição acessando o link:
https://forms.gle/N8NFNDx3scXLZDgN7
SOBRE A PRODUÇÃO
O documentário “Henrique de Aragão – um artista transcendente” foi uma das três propostas apresentadas ao edital 005/2020, que fez a seleção de projetos audiovisuais no município de Ibiporã, com o objetivo de fomentar criações e a produção de conteúdo local.
Seguindo a proposta do edital, o diretor Daniel da Silva produziu um documentário de 20 minutos sobre a trajetória de Henrique de Aragão, estruturado por meio de depoimentos, registros do próprio artista e imagens de arquivo, muitas delas cedidas pelo Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), órgão da SMCT, para compor visualmente a narrativa, retratando de forma poética o conceito de sua obra. “Henrique foi autodidata e tinha um jeito muito peculiar de fazer arte. A conexão dele com a espiritualidade era algo realmente transcendental. Por isso o nome do documentário “Henrique: um artista transcendente”, explica o diretor.
DEPOIMENTOS DE AMIGOS
De acordo com ele, o objetivo do documentário foi divulgar o que ainda não havia sido documentado sobre esse ícone da arte sacra no Brasil. “Procuramos abordar, por meio de depoimentos de artistas e pessoas que tiveram uma convivência mais próxima com o artista, aspectos de sua vida pessoal e profissional, destacando sua técnica, principalmente as esculturas confeccionadas em aço inox.
O filme traz depoimentos do padre João Giomo, que teve uma atuação próxima de Henrique, como pároco da Igreja Matriz, e dos artistas e amigos do homenageado, como Agnaldo Adélio Eduado, Gastão Botti, Marcos de Alencar Pelisson e Marilza Ribeiro. Tem ainda uma participação especial da atriz e jornalista Thainara Pauleti Fernandes, interpretando um texto de Henrique sobre a obra "O Passageiro".
O filme também ressalta a versatilidade artística de Henrique de Aragão, que além de escultor, foi pintor, desenhista, dramaturgo, poeta e animador cultural. Ou seja, um artista completo”, afirmou o diretor.
FOMENTO À CULTURA
Parabenizando a produção, o secretário de Cultura, Luciano Betiate destacou a importância da Lei Aldir Blanc. “A classe artística foi duramente atingida pelas restrições da pandemia. As ações emergenciais destinadas ao setor não apenas socorrem financeiramente o artista, ajudando a movimentar a economia e a cadeia produtiva cultural do município, mas também possibilita acessar diferentes manifestações, visto que os editais de fomento são em várias áreas”, afirmou.
Após as exibições no cinema, o filme será disponibilizado ao público no Canal da SMCT no Youtube:
https://www.youtube.com/fcibipora/videos