1ª apresentação dos idosos do canto/coral homenageou Semana da Pátria e profissionais de saúde/Divulgação/SMCT
Alunos de canto/coral do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Abílio de Paula fizeram a primeira apresentação ao público nesta quinta-feira (09), no Centro de Vacinação contra a Covid-19 de Ibiporã (Espaço Vida).
Muito afinados, os coralistas prestaram uma homenagem aos profissionais de saúde e à Semana da Pátria cantando os hinos Nacional e de Ibiporã, e os clássicos do cancioneiro popular - "Luar do Sertão" e "Felicidade". Eles foram acompanhados pelos professores do Centro de Formação Musical Mário de Menezes (Ceforma), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), Jonas Aguiar, coordenador do projeto “Ageless - Musicalização na Terceira Idade”, Amós Lopes e Alex Rodrigues.
A homenagem aos servidores da Saúde foi acompanhada pelo prefeito José Maria Ferreira, a primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), doutora Eliana Eik Borges Ferreira, a secretária de Assistência Social, Ester Moura, o diretor da Secretaria Municipal de Saúde, Ilto de Souza, a coordenadora do CCI, Adriana Ramos, e do coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) - crianças e adolescentes, José Tiago Gomes de Oliveira.
O projeto “Ageless - Musicalização na Terceira Idade" - começou a ser ofertado este ano pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da SMCT, aos frequentadores do CCI. Atualmente, 29 idosos participam das aulas de canto/coral as segundas e quartas-feiras. Por questões de segurança sanitária, eles foram divididos em dois grupos. Somente as pessoas já imunizadas com as duas doses da vacina contra a Covid-19 e, de preferência, também vacinadas contra a gripe podem voltar a frequentar o CCI.
As aulas são ministradas pelos professores Jonas Aguiar e Amós Lopes. Durante os ensaios, os idosos fazem atividades de relaxamento corporal, aquecimento vocal, indicação de repertório, escuta e canto coletivo. “Além de ser uma ferramenta de musicalização, o canto/coral trabalha também a interação social, elevação da autoestima e a promoção do bem-estar físico e psicológico. É a primeira vez que trabalho com idosos e tem sido muito gratificante para mim. Eles são dedicados e exigentes com a performance. Ensino, mas também aprendo muito com o pessoal”, ressalta Aguiar.