Ibiporã na Rota do Café. Encontros com diretoras para retomada de grupos

 

Publicado em: 17/08/2021 16:33 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT)

Whatsapp

 

Cristiane Toma (da ABAV Londrina e Rota do Café), Fernanda Correa, a presidente da entidade, o secretário Luciano Betiate e Jaime Kaster, da SMCT

Com o objetivo de retomar os contatos e roteiros de turistas que buscam conhecer a Rota do Café no Norte do Paraná, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT) teve recentemente duas reuniões com diretoras da Associação Rota do Café. A primeira, em Londrina, no último dia 30/7, ocasião em que também houve o lançamento, pela Adetunorp (Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Norte do Paraná), da campanha Prefeito Amigo do Turismo e a inserção de Ibiporã no Mapa do Turismo Brasileiro de 2021.

Participaram da reunião a vice-prefeita de Ibiporã, Mari de Sá, o secretário de Cultura e Turismo de Ibiporã, Luciano Betiate, o jornalista Jaime Kaster, pela Área de Museus da Secretaria, a presidente da Rota do Café, Fernanda Correa, a diretora da associação e da ABAV Londrina (Associação Brasileira de Agências de Viagem), Cristiane Toma, e a presidente da Adetunorp, Adriana Pontin. Na ocasião, foi lembrado que a Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã participa da Rota desde 2009, quando esta foi lançada pelo Sebrae-PR.

Na semana passada, dia 06/8, foi a vez das diretoras da Rota fazerem uma visita mais demorada a Ibiporã, onde foram recebidas em alguns espaços da Secretaria (Museu do Café, Museu Histórico, Cine Teatro e Casa de Artes e Ofícios Paulo VI) e conferiram como estão os atrativos históricos e turísticos do Município e itens relacionados ao café oferecidos pelo Centro do Artesanato, que é mantido pela Associação de Artesãs de Ibiporã.

Uma das atrações de Ibiporã na Rota do Café eram as montagens teatrais, com professores e alunos dos cursos da Fundação Cultural (houve o musical “Coração do Café” e a peça “Café com Mussarela”), além de uma coreografia com a Escola de Ballet.

Entre as propostas que o secretário Luciano Betiate apresentou a Fernanda Correa e a Cristiane Toma como atrativo aos turistas está uma esquete teatral no Museu do Café, lembrando a chegada dos pioneiros à estação de trem para irem trabalhar nas fazendas de café da região. Outra é abertura dos espaços turísticos e museus um domingo por mês, contando com uma atração cultural. “Estamos desenvolvendo um design de novos produtos, em conversas com as artesãs do Centro do Artesanato para oferecer aos visitantes itens que remetam ao café, com uma identidade própria de Ibiporã”, disse o secretário.

Participante deste projeto de turismo regional (a Rota do Café) desde o início, Ibiporã também tem como atrativos públicos a bela Igreja Matriz (construída na década de 1950 com doações de sacas de café) e o Circuito Cultural, que inclui o Museu de Esculturas ao Ar Livre e os espaços culturais mantidos pelo Município.

No galeria, algumas fotos de Fernanda Correia, registrando as suas impressões da visita a Ibiporã.