Literatura de cordel é destaque na volta da “Hora do Conto”

 

Publicado em: 12/08/2021 12:50 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Whatsapp

 

Literatura de cordel é destaque na volta da “Hora do Conto”

Crianças assistem ao teatro de sombras durante “A Hora do Conto” na Biblioteca Pública. Divulgação/SMCT/PMI

Após um ano e meio de interrupção devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, “A Hora do Conto”, projeto de leitura e contação de histórias desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), por meio das bibliotecas públicas municipais, foi retomado esta semana.

As primeiras atividades ocorreram nesta quarta e quinta (11 e 12), para um pequeno grupo de crianças e seguindo todos os protocolos de segurança, na Biblioteca Pública Municipal. Aproveitando o cenário da live “Ibiporã Celebra o Nordeste”, inspirado nos livros pop-up e na literatura de cordel, com destaque para a xilogravura (técnica de produção e reprodução de imagens que consiste na gravação em relevo de uma matriz de madeira (xýlo, em grego), os participantes conheceram um dos mais populares romances de cordel que existe – “O Pavão Misterioso”. O título escolhido para ser apresentando por meio do teatro de sombras foi a adaptação escrita por Jô Oliveira. A apresentação foi realizada pelas servidores Adelma Vanessa Santana da Silva, Marcia Marcelino e Priscila Pelizaro Zanchin. Após esta atividade, as crianças participaram de uma oficina de xilogravura com embalagem de isopor.

As crianças que participam da “Hora do Conto” além de ouvir, também interagem com a história contada. Cada semana é um livro novo que origina uma oficina relacionada ao conto.

As oficinas geralmente são feitas com material reciclado, colagem e recortes. Essas atividades incentivam as habilidades da criança, coordenação motora, criatividade, disciplina e muitos outros benefícios que o mundo literário oferece.

Frequentadora do projeto desde os quatro anos, Isadora Silva Cadeado, 8 anos, estava sentindo falta deste momento dedicado à leitura e imaginação. “Gosto muito de ouvir histórias porque me inspiram a desenhar e a escrever os meus contos. Fiz algumas amizades também participando da “Hora do Conto”. Mesmo sendo um pouco mais longe da minha casa, vou procurar participar semanalmente”, assegurou a estudante.

Fã de parlendas (pequenos textos de caráter poético e musicalizado feitos para crianças), Maria Luiza Oliveira, 9 anos, participou pela primeira vez da atividade. “Não conhecia a literatura de cordel e nunca tinha desenhado em embalagem de isopor. Foi muito legal”, comentou a estudante.

 

Serviço

 

“A Hora do Conto”

Quando: Quartas (14 horas) e quintas (10 horas)

Local: Biblioteca Pública Municipal (Rua Primeiro de Maio, 200. Centro)

 

***Agendar participação pelo telefone: 3178-0202. Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8 às 17h.

Todos os protocolos de segurança serão tomados para evitar a transmissão da covid-19, tais como: exigência de máscara de barreira, disponibilização de álcool gel 70% e distanciamento.