"Artistas de Ibiporã: conheça o artista visual Luiz Ricardo Bernardino

 

Publicado em: 11/08/2021 12:22 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Whatsapp

 

Coleção “Origens” valoriza a cultura e tradição indígena. Crédito/Fotos: Ailton Jesus/SMCT/PMI e Divulgação

Pintura digital. Fotocolagem. Arte abstrata por meio da releitura de obras clássicas, como “Abaporu”, de Tarsila do Amaral, “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, e “O Grito”, de Edvard Munch. O designer e artista visual Luiz Ricardo Bernardino, de 36 anos, inova ao usar técnicas de colagem com pinturas de artistas conhecidos para chamar a atenção sobre temas sensíveis da nossa sociedade.

Amante do silêncio e da liberdade, Bernardino nasceu em Londrina, viveu parte da vida em Jataizinho e desde 1.994 mora em Ibiporã. Graduado em Design Gráfico, ele concilia o trabalho de designer e arte finalista com o desenvolvimento de sua veia artística. O trabalho do artista visual é mais voltado à valorização da cultura e tradição indígena, e dos elementos representativos da história, cultura e do turismo de Ibiporã.

As criações com a temática indígena começaram com a coleção “Origens”, iniciada no final do ano passado. “Comecei a desenvolvê-la quando me aprofundei no estudo da cultura indígena. As pinturas digitais mostram os costumes e tradições de um povo alegre, sábio e resiliente, mas que ainda sofre muitas injustiças”, ressalta o artista visual.

Como o trabalho tem uma finalidade artística e social, o artista desenvolverá cinco temáticas dentro da coleção “Origens”. “A primeira (“Mãe Terra”) foca a relação das mulheres indígenas com a colheita dos frutos, expressando o poder da natureza. Já a segunda – “Curumim” – aborda a relação das crianças com os animais silvestres. A terceira edição – “Guerreiros” – são os caçadores e guerreiros; índios que caçam e pescam para levar o alimento às famílias. Na quarta edição mostrarei as relações afetivas, como entre pais e filhos. O quinto tema é o da mitologia indígena”, explica Bernardino.

Com vários trabalhos a serem divulgados, Bernardino já tem obras prontas para uma exposição em Ibiporã, na qual levará os quadros da coleção “Origens”, junto com poesias de crítica social, além da releitura dos símbolos de Ibiporã utilizando a técnica da fotocolagem. “As obras de fotocolagem abordam de forma subliminar as mazelas sociais presentes em nosso cotidiano. Já as obras com olhar artístico para Ibiporã buscam evidenciar e enaltecer a cidade em que vivemos. É uma singela homenagem a este lugar que tanto amo”, conclui o artista.

Para quem se interessar em conhecer um pouco mais a arte de Luiz Ricardo Bernardino os perfis no Instagram são: @luizricardobernardino e @colecaoorigens.

Assista ao vídeo desta reportagem em nosso canal no YouTube: https://youtu.be/ZWvAIKKvsPc


Imagens