Ananias F. dos Santos: Perfeccionismo e talento nas esculturas sacras

 

Publicado em: 29/06/2021 11:03 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Whatsapp

 

Ananias F. dos Santos: Perfeccionismo e talento nas esculturas sacras

Atual trabalho do artista plástico é uma escultura de São Rafael para uma paróquia/Fotos: Giovane Vinicius/SMCT/PMI e Divulgação

O artista plástico Ananias Francisco dos Santos convive com a intuição e a pesquisa em suas obras. O mundo introspectivo do mineiro de Porteirinha que veio para Ibiporã em 1.990 é exposto por meio de telas e, principalmente, esculturas sacras. Santos começou a se dedicar à escultura de peças sacras há pouco mais de 20 anos. O conhecimento prático foi aprimorado durante a licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Vivo disso. Meus trabalhos são sob encomenda e também presto serviço para uma empresa londrinense que produz artefatos em cimento”, explica Santos.

As esculturas são em resina de poliéster e reforçadas em fibra de vidro, material que depois de receber pintura ganha aparência de bronze. O artista plástico leva cerca de 40 dias para criar peças de aproximadamente 1,70 de altura. As estátuas são feitas em partes com moldes de argila, gesso ou borracha. Quando a mistura de fibra de vidro e resina endurece, as peças são montadas, recebendo pintura.

Jesus Cristo, São Francisco de Assis, São João Evangelista, Santa Marta, Nossa Senhora das Graças, Santa Paulina, Santa Rita de Cássia e o Papa João Paulo II foram algumas das figuras sacras esculpidas por Santos. Atualmente, o artista dedica-se a esculpir uma estátua de São Rafael Arcanjo para a Paróquia São Rafael em Ibiporã.

Algumas pinturas e esculturas produzidas por Ananias Francisco dos Santos podem ser apreciadas em espaços públicos de Ibiporã, como a Cruz de São Damião, pintura a óleo sobre madeira de 1,70 m, produzida em 2020 para a Capela São Francisco de Assis; a pintura na Capela Santo Alberico Crescitelli, no Jardim Éden; e o busto do ex-prefeito Antônio Arrabaça Ribeirete, em resina/fibra, localizado  no Centro  Poliesportivo  "Carecão".

Para produzir os trabalhos, Ananias busca referências em mestres como Michelangelo (1475-1564), Auguste Rodin (1840-1917), e um dos ícones da arte sacra no Brasil, Henrique de Aragão, paraibano que viveu em Ibiporã.  ''Antes de produzir, eu faço uma pesquisa e vejo o trabalho de outros artistas. Busco referências para as minhas obras, procurando estudar um pouco sobre a personalidade das pessoas representadas nas esculturas'', comenta o escultor. “Quando leio a Bíblia para conhecer a vida dos santos procuro trazer referências para a minha vida como cristão”, ressalta o artista plástico.

Assista ao video sobre o artista plástico Ananias Francisco dos Santos aqui