Cerâmica: confira a entrevista com a professora Cida
O vídeo desta semana do projeto Respira, que está apresentando à população os profissionais e os cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), é com a professora de cerâmica Maria Aparecida dos Santos, a experiente Cida, que trabalha com essa arte milenar desde 1986 e dá aulas na SMCT há mais de dez anos.
Formada em Artes pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), ela diz que a cerâmica, além de sua importância artística, tem um papel terapêutico para os alunos do curso. “A cerâmica desperta o interesse pela arte, além de ajudar na coordenação motora, criatividade, e na saúde mental dos alunos. Apesar de também trabalharmos com jovens, a maioria dos meus alunos são da terceira idade. Eu digo que a gente trabalha mais com arteterapia do que com arte artística”, comenta Cida.
ANTIGUIDADE DA CERÂMICA - A história da cerâmica acompanha a história das civilizações, desde a descoberta do fogo. A argila queimada é utilizada em todas as sociedades das mais antigas às consideradas "primitivas", passando pelo Oriente e Ocidente, para a realização de objetos decorativos, utilitários e outros de fins rituais. Os estudiosos localizam as primeiras cerâmicas no século 5.000 a.C., na região de Anatólia (Ásia Menor), que passam a integrar, a partir daí, as mais diversas culturas, distantes no tempo e no espaço.
O PROJETO - Ibiporã é uma cidade que desde o seu início respira cultura. Primeiro com o padre José Zanelli, que aqui chegou em 1948, depois com Henrique de Aragão e com a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, tendo sequência depois com a Fundação Cultural e a SMCT , responsáveis hoje pelos cursos. Devido ao momento histórico difícil que vivemos, a cultura precisa ser forte e ajudar para que a nossa população continue “respirando” por meio da arte. A arte nos areja a mente e nos inspira.
Imagens e edição: Vradson Castro / SMCT
Assista ao vídeo: https://youtu.be/la958tOYLfY
Visite o nosso site oficial: http://cultura.ibipora.pr.gov.br/
E nos acompanhe nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora
Instagram: https://www.instagram.com/culturaeturismoibipora/