Artista Plástico Célio Semprebon doa quadros ao Cristo Rei

 

Publicado em: 25/05/2021 14:43 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ PMI

Whatsapp

 

Artista Plástico Célio Semprebon doa quadros ao Cristo Rei

Célio Semprebon, acompanhado de Paulo Boçois e dos vereadores Augusto Semprebon e Maria Galera

Celio Semprebon produziu obras para serem expostas no local e uma delas visando levantar fundos para o hospital

Na última sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) acompanhou a entrega de três quadros de autoria do artista plástico ibiporaense Célio Semprebon ao Hospital Cristo Rei (HCR). Além de incentivo às artes, a iniciativa é um gesto de agradecimento e reconhecimento aos serviços prestados pelo hospital em seus 70 anos de existência.

Estiveram presentes na entrega os vereadores Augusto Semprebon e sua assessora, Ana Paula Tomiozzo, a vereadora Maria Galera e seu assessor, Diogo Fenti, o diretor geral do hospital, Paulo Boçois, o diretor financeiro Marcelo de Oliveira Fidelis, a responsável pelo setor comercial da instituição, Sandra Lyra, a proprietária do Supersul Supermercados, Nelci Baza, e o proprietário da Molduras Fokus, Paulo Rogério Paschualeto, que doou as molduras dos quadros.

Segundo Semprebon, os quadros são arte digital, na técnica tinta gráfica e resina acrílica sobre tela. Uma obra decorará a entrada do Pronto Socorro, recentemente ampliado, e outra irá para a Sala de Observação. O terceiro quadro foi doado pelo artista para que seja realizado um leilão e o total arrecadado revertido em benfeitorias para o HCR. “Estou muito feliz de poder contribuir com a minha arte para uma instituição que é ponto de referência para o atendimento médico-hospitalar não apenas a pacientes de Ibiporã, mas de outras cidades da região. Os meus quadros são bem coloridos; com eles quero transmitir gratidão, carinho e energias positivas a todos os pacientes, seus parentes e colaboradores”, ressaltou Semprebon.

Durante a entrega das obras, o artista revelou que pretende produzir mais 40 a 50 quadros a serem expostos em um salão de artes objetivando a arecadação de fundos em prol do HCR, Lar Padre Leone (asilo) e Ong Maria Galera, que acolhe animais abandonados.

Representando a instituição, Paulo Boçois agradeceu ao professor e artista Célio Semprebon. “Em nome do HCR, quero expressar minha gratidão por este gesto do artista. Certamente as obras deixarão os ambientes mais alegres em um momento tão desafiador como este que estamos vivenciando, especialmente para os profissionais de saúde, em função da pandemia de Covid-19. O Cristo Rei foi construído e mantém-se graças ao apoio da comunidade. O hospital vem resgatando sua credibilidade junto à sociedade e não vamos poupar esforços para ampliar esta parceria, oferecendo um atendimento cada vez mais humanizado, qualificado e resolutivo”, assegurou o diretor geral.

 

SOBRE O ARTISTA

Célio Semprebon nasceu em Ibiporã, no dia 4 de janeiro de 1954. Graduado em Educação Artística pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), além do trabalho como artista, também lecionou em diversas escolas e universidades do município de Ibiporã e região, onde foi convidado por diversas instituições a ministrar e levar seus conhecimentos artísticos. Dirigiu o Colégio Estadual Olavo Bilac entre 1985 e 1989. 

Semprebon é co-fundador da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, onde atuou como professor de desenho artístico e pintura no período de 1970 a 1986.

Ao longo da carreira, participou e foi premiado em vários salões de arte em municípios paranaenses e do interior de São Paulo.

Atualmente, Celio Semprebon continua o seu trabalho, produzindo obras, apoiando o surgimento de novos artistas em Ibiporã e deixando o seu legado na cidade natal, onde reside,