Como parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus, realizada de 17 a 21 de maio, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) recebeu na segunda, quarta e sexta da semana passada cerca de 100 professores e educadores infantis da Rede Municipal de Ensino para conhecer alguns espaços culturais e de memória administrados pela secretaria.
Recepcionados por servidores da Secretaria, os profissionais da Educação fizeram um tour pelo recém revitalizado espaço de memória do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), cujo acervo foi recentemente reorganizado. Depois assistiram a um novo documentário sobre o artista plástico Henrique de Aragão, exibido no Cine Teatro Padre José Zanelli, visitaram a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI (também recentemente reformada e reaberta ao público), e finalizaram o roteiro no Museu do Café, prédio que já abrigou a estação ferroviária de Ibiporã, marco de chegada da maior parte dos pioneiros que vieram para o Município.
Confira os depoimentos de alguns professores:
Adriano da Silva Moreira – educador infantil/CMEI Padre Cláudio Romano
“Resido em Londrina e trabalho como educador há quase quatro anos em Ibiporã. Não conhecia alguns destes espaços e fiquei maravilhado com o que vi e aprendi! Precisamos incluir estes conteúdos e visitas para todos os alunos, até mesmo os da Educação Infantil, pois isso faz parte da história da cidade deles, foi vivenciada por seus avós, bisavós.”
Márcio Botti de Almeida – prof. de Educação Física/Escola Mun. Prof. Carlos Augusto Guimarães
“Sou ibiporaense e visitar os museus foi emocionante, pois mexeu com a minha memória afetiva, relembrei meus tempos de criança, a minha vó moendo o café. Já conhecia um pouco as obras do Henrique de Aragão, mas ao assistir ao documentário conheci o significado de algumas de suas obras e a sua versatilidade, já que foi escultor, pintor, desenhista, dramaturgo, poeta e animador cultural. Agora terei mais propriedade para falar sobre estes assuntos para os alunos.”
Mateus Henrique Vergílio, professor de Arte/Escola Municipal Mário de Menezes
“A atividade foi muito interessante e profícua. Gostei especialmente de conhecer o ateliê onde Henrique Aragão trabalhava, no interior da Casa de Artes. Quando falamos de um artista, muitas vezes se fala da obra dele. Mas a obra é o produto final, é algo que saiu da cabeça dele. No entanto, o ateliê é o próprio reflexo do artista. É ali que a coisa é criada, é ali que ganha forma, ali que é modificada. Por isso eu penso que se pode dizer muito mais sobe o artista visitando o seu ateliê, pois é onde existe a criação.”
Maria Clementina Bertoncini – professora do Ensino Fundamental I/Escola Almerinda F. do Nascimento
“Gostei muito da atividade, principalmente assistir ao documentário sobre o Henrique de Aragão e, após alguns anos, revisitar a Casa de Artes. É um lugar maravilhoso, inspirador, que deveria ser mais divulgado, pois há muitas pessoas, inclusive moradores de Ibiporã, que ainda não a conhece.”
Silvia Madalena Duarte Portella – professora do 5º ano/ Escola Almerinda F. do Nascimento
“Sou graduada em Geografia e já tive a oportunidade de trazer algumas turmas de alunos para conhecer a Casa de Artes, o Museu do Café. São espaços bem organizados, cuidados, que preservam a arte, memória do nosso município, e poderiam ser ainda mais apreciados não apenas em visitas presenciais, mas também por meio de um tour virtual.”
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA/VISITAS
Os museus e outros espaços gerenciados pela SMCT estão abertos ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, seguindo protocolos de segurança contra o novo coronavírus, tais como limitação na entrada de visitantes, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel 70% e aferição da temperatura.
Mais informações: 3178-0215/0216.