Apresentações de Ibiporã no evento de museus da Semana Nacional

 

Publicado em: 24/05/2021 14:56 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo / PMI

Whatsapp

 

Apresentações de Ibiporã no evento de museus da Semana Nacional

Jaime Kaster na 2ª apresentação de Ibiporã, dia 18/5, no evento online, que reuniu 120 participantes

Nos dias 18 e 20 de maio houve duas apresentações online de Ibiporã durante a programação regional da 19ª Semana Nacional de Museus, que ocorreu de 17 a 21 de maio e reuniu 120 pessoas, entre gestores de museus, formadores de opinião, alunos, pesquisadores e profissionais da área.

As palestras e exibição de vídeos dos projetos de Ibiporã foram dirigidas pelo jornalista e coordenador da área de museus da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), Jaime Kaster, que teve o apoio de Gabrielly Campos, Maria Aparecida Ribeiro e Maria de Fátima Araújo Rocha, estas últimas do Museu do Café. O Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) e o Museu do Café, inscritos na Semana, são mantidos pela Prefeitura, por meio da SMCT.

O evento regional foi realizado pela plataforma Google Meet, com suporte técnico da Unifil (parceira na organização) e teve trocas de experiências, exibição de documentários, vídeos e debates. Participaram da programação conjunta online os museus de Londrina (Histórico da UEL e Museu de Artes), de Ibiporã (Histórico/ MHAI e Museu do Café), e os museus históricos de Rolândia e Cambé. O link de acesso ao encontro é: unifil.br/eventos.

A 19ª Semana Nacional de Museus aconteceu em várias cidades brasileiras, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e este ano, em razão da pandemia e das atividades virtuais, teve o tema “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”.

PROJETOS E AÇÕES DE IBIPORÃ

A primeira apresentação de Ibiporã foi na terça-feira (18/5), na qual foi mostrado todo o processo de execução do projeto de memória “Cozinha do Pioneiro - Sabores e Riquezas de Ibiporã”, realizado pela SMCT e pela equipe de museus, com gravações feitas no Museu do Café (antiga estação ferroviária). Sob o título “A história oral e a preservação do patrimônio imaterial do Município de Ibiporã por meio da culinária e dos hábitos trazidos por famílias pioneiras – registro em filmes e livro (2020)”, foi exibido também um vídeo editado especialmente para 19ª Semana, disponível no canal oficial da SMCT no Youtube, no link:

https://www.youtube.com/watch?v=sWqpQ9VptB4&t=635s .

A segunda apresentação foi na quinta-feira (20/5), com abertura feita pelo secretário de Cultura e Turismo, Luciano Betiate, e na qual o coordenador Jaime Kaster apresentou o histórico e projetos realizados no MHAI, com o objetivo de preservação da memória local. O foco foi o trabalho de reorganização do acervo de objetos com o tema: “Organização, seleção do acervo, revitalização e retomada da área de exposição do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI)”, ação que foi executada pelos servidores da própria SMCT nos primeiros meses de 2021. Os vídeos que acompanharam a palestra sobre o MHAI podem ser assistidos no canal da SMCT pelos links:

https://www.youtube.com/watch?v=qn0fD9Dxau0 - Semana de Museus: Conheça o espaço de exposição do MHAI

https://www.youtube.com/watch?v=dkbUoNPPBKE&t=2s - Espaços Culturais e de Turismo da SMCT - Ibiporã (PR)

 

DEMAIS TEMAS DO ENCONTRO ONLINE NA SEMANA DE MUSEUS

Dia 17/05

“Diálogo Digital - Museu Municipal de Rolândia” com Solange Pretti.

“Bate papo com o autor, para professores e agentes culturais”, com Leandro Magalhães, coordenador do Projeto Educação Patrimonial (de Londrina) e autor de publicações infantis.

Dia 18/05

“Trabalhadores dos Museus na perspectiva do Museu Social”, com a professora Edméia Ribeiro (MHL) e representantes dos museus da região.

Dia 19/05

Depoimento dos principais autores que fundaram e atuaram no Museu Histórico de Cambé”, com o coordenador do museu, Eduardo Pavinato.

Projeto “Museu de Arte de Londrina em diálogos: Artistas, Acervo e Memórias”.

Dia 20/05

Palestra “Reabertura cultural e dos museus além dos protocolos”, com a professora Beth Ponte.