Obras teatrais inéditas, no formato de monólogo, estão sendo transmitidas esta semana em vídeo nas redes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) Trata-se da 1ª Mostra de Dramaturgia de Ibiporã, cujo objetivo é incentivar a criação e estreia de obras teatrais inéditas, no formato de monólogo (peça escrita para um único personagem), originadas de textos produzidos e selecionados. A realização é da Prefeitura de Ibiporã, por meio SMCT.
Onze monólogos foram inscritos na Mostra e a comissão julgadora, formada por professores do curso de teatro da SMCT, selecionou cinco textos encenados por alunos do curso de teatro e gravados para serem exibidos na página do Facebook da Secretaria de Cultura (www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora) diariamente, às 20 horas. E também no Youtube da SMCT (https://www.youtube.com/fcibipora/videos).
Dentre os critérios considerados pela comissão para a escolha das peças estão: classificação para o público, o tempo de duração, e a relevância dos temas abordados.
“A qualidade e criatividade das dramaturgias nos surpreendeu. São escritas livres, mas em franco diálogo com a época e suas circunstâncias”, avalia o coordenador da Mostra, o professor Vradson Castro. Nesta primeira edição da mostra, os autores selecionados são de Ibiporã, Maringá, Recife (Pernambuco) e Irecê (Bahia).
Conforme Castro, os outros monólogos inscritos também serão montados com alunos do curso de teatro e gravados para serem postados também nas redes sociais da SMCT, um a cada semana, até o final do projeto.
Monólogos selecionados:
Texto: “Feito de Barro”
Alexandre Vinícius Xavier Penha.
Maringá/Paraná
Texto: “Clube Alemão”
Eduardo Aleixo Monteiro
Recife/Pernambuco
Texto: “Mãe”
Evelise Matveichuk da Silveira
Ibiporã/Paraná
Texto: “Mas é ilegal?”
Gabriela de Souza Gazal
Ibiporã/Paraná
Texto: “Dentro de mim tem um grande não sei”
Igor Almeida Bastos
Irecê/Bahia