Lives artísticas: uma pitada de cultura no seu almoço

 

Publicado em: 14/05/2021 15:10 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Whatsapp

 

Lives artísticas: uma pitada de cultura no seu almoço

Lives foram transmitidas no Facebook da Prefeitura e da Sec. de Cultura

Uma pitada de cultura durante o almoço. Em homenagem às mães, cujo dia foi celebrado no domingo (09), a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), promoveu durante a semana lives artísticas com a participação dos alunos e professores da Escola de Artes em espaços públicos administrados pela SMCT (Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, Biblioteca Pública Municipal, Cine Teatro Padre José Zanelli e Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI)).

Números musicais, ballet e declamação de poesia marcaram o momento cultural, transmitido de terça a sexta-feira (11 a 14), ao meio dia, na página do Facebook da Prefeitura (@prefeituramunicipaldeibipora) e SMCT (@fundacaoculturaldeibipora). A coordenação da programação artística foi do professor de guitarra e violão, Domingos Santos. “Além de prestar uma merecida homenagem às mães, o nosso objetivo foi proporcionar um momento de quebra da rotina das pessoas no dia a dia agitado e democratizar o acesso à arte”, ressaltou Santos.

O secretário de Cultura e Turismo, Luciano Betiate, enfatizou que o resultado da experiência foi muito satisfatório e ganha ainda mais importância nestes difíceis tempos de pandemia. “Uma pitada de Cultura na hora do almoço aconteceu a partir da junção dos esforços de muitos. Em tempos de isolamento social, a arte e a cultura, de maneira geral, têm ocupado um relevante papel ao trazer alento e esperança ao desconforto emocional que muitas pessoas estão sentindo devido ao momento de tantas incertezas”, valoriza Betiate.

 

Outras apresentações

 

As apresentações em homenagem às mães também ocorreram durante uma reunião virtual de mães de alunos que frequentam o Centro de Atendimento ao Deficiente Visual de Ibiporã (Cadevi); em um encontro da Secretaria Municipal de Educação; e na live em homenagem às mães, transmitida no dia 9 pelo Facebook da Prefeitura e SMCT.

Os números musicais foram apresentados por Alex Sandro Rodrigues, Domingos Santos, José Alexandre dos Reis e Neia Theodoro. No repertório, clássicos da MPB, tais como “Como é grande meu amor por você”, de Roberto Carlos, “Fascinação”, imortalizada na voz de Elis Regina, e “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.

Além dos números musicais, a live de domingo teve a participação especial do ator ibiporaense Otávio Pelisson, que interpretou “Dona Hermínia”, personagem criada e interpretada pelo finado ator Paulo Gustavo para a peça “Minha Mãe é uma Peça”, sucesso nos palcos e que rendeu uma trilogia que se tornou a comédia mais vista da história do cinema brasileiro. Dona Hermínia, uma mãe exagerada, extrovertida e amorosa, foi inspirada na própria genitora de Paulo Gustavo, a professora aposentada Déa Lúcia do Amaral. O ator e humorista morreu no dia 4 de maio, aos 42 anos, vítima de complicações da Covid-19.

A esquete ainda contou com a participação do ator Gustavo Rabelo, que interpretou Juliano, um dos filhos de Dona Hermínia. A direção foi de Jefferson Maciel e a direção de dramaturgia de Vradson Castro Silva.