O grupo de trabalho da Prefeitura de Ibiporã que está verificando os atrativos naturais de Ibiporã e seus acessos para comporem o Circuito Pé Vermelho de Cicloturismo, esteve na manhã desta terça-feira (11/5) no Pico do Guarani, ponto mais alto do município e atrativo histórico e geográfico muito visitado por ciclistas, grupos de caminhadas rurais e pessoas que ali sobem para um momento de contemplação ou oração. O local é um ícone da religiosidade que está estampado inclusive na bandeira de Ibiporã.
Lugar rústico, com muita pedra, mas que oferece uma vista privilegiada de Ibiporã e toda a região. Verificado como está o local, o grupo traçará algumas ações visando acolher os visitantes (uma delas é a melhoria do acesso). A subida tem cerca de 80 metros de elevação em relação à estrada, por isso o local também é muito procurado por pessoas que buscam fazer uma peregrinação. Missas campais no período da Quaresma são comuns no alto do morro.
Outro ponto visitado próximo ao Guarani foi uma cachoeira de uma represa do Ribeirão Jacutinga, com água limpa e uma laje de pedra que facilita o acesso. Não está no percurso inicial do Circuito e o acesso é por propriedade particular, mas a intenção é oferecer como um atrativo aos promotores da rota.
Da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, estavam o secretário Luis Shimizu e Ronaldo Lessa; da Secretaria de Obras o diretor Marcelo Pereira e Marcos Teixeira; e Jaime Kaster, da Secretaria de Cultura e Turismo.
Leia mais e veja as fotos: