As mães ibiporaenses estão sendo homenageadas com muito carinho e arte nos últimos dias pela Prefeitura Municipal de Ibiporã. Professores da Escola de Música (Ceforma) e do curso de teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) prepararam apresentações muito especiais para comemorar a data, celebrada no último domingo (09).
As participações dos artistas já ocorreram durante uma reunião virtual de mães de alunos que frequentam o Centro de Atendimento ao Deficiente Visual de Ibiporã (Cadevi); em um encontro da Secretaria Municipal de Educação; e na live em homenagem às mães, transmitida domingo pelo Facebook da Prefeitura e SMCT.
Os números musicais foram apresentados por Alex Sandro Rodrigues, Domingos Santos, José Alexandre dos Reis e Neia Theodoro. No repertório, clássicos da MPB, tais como “Como é grande meu amor por você”, de Roberto Carlos, “Fascinação”, imortalizada na voz de Elis Regina, e “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.
Além das apresentações musicais, a live de domingo teve a participação especial do ator ibiporaense Otávio Pelisson, que interpretou “Dona Hermínia”, personagem criada e interpretada pelo finado ator Paulo Gustavo para a peça “Minha Mãe é uma Peça”, sucesso nos palcos e que rendeu uma trilogia que se tornou a comédia mais vista da história do cinema brasileiro. Dona Hermínia, uma mãe exagerada, extrovertida e amorosa, foi inspirada na própria genitora de Paulo Gustavo, a professora aposentada Déa Lúcia do Amaral. O ator e humorista morreu no dia 4 de maio, aos 42 anos, vítima de complicações da Covid-19.
A esquete ainda contou com a participação do ator Gustavo Rabelo, que interpretou Juliano, um dos filhos de Dona Hermínia. A direção foi de Jefferson Maciel e a direção de dramaturgia de Vradson Castro Silva.
Uma pitada de cultura no seu almoço
Dando seguimento às homenagens às mães, a Secretaria de Cultura promoverá até sexta-feira (14), sempre ao meio dia, lives com a participação dos professores da Escola de Artes em espaços administrados pela SMTC. As transmissões ocorrem na página do Facebook da Prefeitura (@prefeituramunicipaldeibipora) e SMCT (@fundacaoculturaldeibipora). A coordenação da programação é do professor Domingos Santos.
Em Ibiporã, a Cultura respira!!!! Prestigie!