Ibiporã em reunião sobre turismo rural na região

 

Publicado em: 04/05/2021 12:35 | Fonte/Agência: Jaime Kaster, jornalista - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo / PMI

Whatsapp

 

Ibiporã em reunião sobre turismo rural na região

Participaram 50 pessoas, entre lideranças, gestores de turismo e funcionários do setor

Representantes de Ibiporã participaram no último dia 3 de maio da reunião do turismo com todos os municípios e empreendimentos que fazem parte do grupo da Adetunorp - a instância de governança regional (IGR) responsável pelas ações no Norte do Paraná. O tema foi o Turismo Rural e três coordenadoras de programas estaduais falaram sobre roteiros, projetos e alternativas de geração de renda na propriedade rural por meio do turismo.

Como o turismo rural (com visitas às capelas, às propriedades, o cicloturismo e a possibilidade de venda de produtos caseiros) é um dos focos do turismo em Ibiporã (além do turismo cultural, no qual a cidade já é referência), as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Agricultura e Meio Ambiente de Ibiporã participaram da reunião, representadas pelos servidores Jaime Kaster e Ronaldo Lessa. O encontro, em formato online, teve apresentações de quatro representantes dos programas do Governo do Estado voltados à atividade.

Foram elas: Vera Lúcia Meza, da Paraná Turismo; a coordenadora estadual de turismo rural do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), antiga Emater/Iapar, Terezinha Busanello Freire; a agrônoma Marli Alcantara Parra Peres, coordenadora regional de Londrina do IDR-Paraná; e Mirian de Oliveira, coordenadora do IDR em Cornélio Procópio.

CICLOTURISMO

Nesta quarta-feira (05/5), servidores da Secretaria Municipal Agricultura e ciclistas de Ibiporã apresentarão a Terezinha Busanello, em Londrina, o Circuito Pé Vermelho de Bike, que passará por Ibiporã e pretende movimentar o turismo rural na região a partir do próximo ano. As ações de infraestrutura dos trajetos em Ibiporã (acessos, estradas, pontos de apoio, bebedouros e placas turísticas) já foram definidas por uma comissão e serão implementadas pela Prefeitura Municipal nos próximos meses para poder receber os visitantes e esportistas que vierem fazer a rota turística.


Imagens