Videoaulas: educação de qualidade chegando aos alunos de Ibiporã

 

Publicado em: 03/05/2021 09:39 | Fonte/Agência: SMCT/ PMI/ Jaime Kaster/ Gabrielly Campos

Whatsapp

 

Videoaulas: educação de qualidade chegando aos alunos de Ibiporã

Professores gravam videoaulas

Por meio de parceria com a Secretaria de Cultura, área da educação está gravando aulas para oferecer aos alunos

 

Utilizando a tecnologia, a Prefeitura de Ibiporã criou uma alternativa eficiente para que o ano letivo de 2021 seja aproveitado com qualidade mesmo num cenário de pandemia. A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT), criou o projeto “Aula Ibiporã” e está gravando videoaulas para os alunos da rede municipal (Educação Infantil e o Ensino Fundamental-I). O objetivo é poder levar aos alunos um conteúdo de qualidade com linguagem própria.

Como, em razão da pandemia, as aulas não podem acontecer de forma presencial, a iniciativa foi gravar e editar os conteúdos, usando todo o aparato técnico, a equipe e o know how que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo já dispõe, por já ter desenvolvido vários projetos audiovisuais.

Os professores da rede municipal estão gravando em um estúdio montado em uma sala da Secretaria de Cultura, onde a equipe faz a captação e edição do material. As aulas estão disponíveis no endereço https://sites.google.com/view/aulaibipora e a novidade é o QR Code (código para ser lido pelo celular) impresso nos módulos (apostilas) que serão enviadas aos alunos. Também está em processo de viabilização oferecer as aulas pelo Canal 21 de Ibiporã (TV).

 

PROFESSORES CONHECEM A REALIDADE DO MUNICÍPIO

De acordo com o secretário de Educação, Antônio Prata Neto, ‘ter as videoaulas feitas por educadoras e professores de Ibiporã, produzidas pelos servidores da Cultura da cidade, possibilita entregar um melhor conteúdo pedagógico às nossas crianças”. Esses professores conhecem a realidade do município, “e por isso gravam aulas sob medida para os nossos alunos”. “Quero aproveitar para destacar e reconhecer o ato de amor e doação desses educadores, que, de forma voluntária, realizam as gravações, norteados pelos mais nobres compromissos com a docência”, salientou o secretário.

 

DEPOIMENTO DOS PROFESSORES

As aulas e roteiros são previamente montados pelos próprios professores, como explica Eliane Souza, de Língua Portuguesa: “Nós recebemos os conteúdos da Secretaria de Educação, montamos e gravamos as aulas de acordo com o cronograma”. A professora Ingrid Batista comentou que “essa iniciativa é muito boa, porque antes não tínhamos as aulas com professores de Ibiporã, somente com os professores da rede estadual. Agora são os professores de sala que nossos alunos já conhecem”, informou.

As videoaulas são um recurso novo e um desafio. “Estamos acostumados com uma sala cheia de alunos, e está sendo um desafio passar os conteúdos por meio das0 câmeras. Não sabemos se o aluno está entendendo a didática, mas estamos procurando dar o nosso melhor”, relatou o professor de Língua Portuguesa, José Neto.

“É uma experiência nova essa do vídeo, dá ‘um nervoso’ de ficar em frente para as câmeras e não sabemos na hora como os alunos estão reagindo aos vídeos. Mas é muito gratificante quando eles nos dão depois um retorno dizendo que gostaram das aulas e curtiram os vídeos”, acrescentou a professora de Ciências, Fernanda Pascoal.

“A gente conta com a tecnologia para se adaptar. É claro que as aulas não são iguais ao presencial, mas eu sempre trago objetos e imagens para expor nas videoaulas, porque são crianças... Então, quanto mais prático e visual, melhor” explicou o professor de Arte, Luis Fernando Martins.

Aos alunos, boas aulas, aproveitem os conteúdos e interajam com seus professores. Quanto mais participação, melhor!