Conheça um pouco mais sobre o tradicional curso de Cerâmica

 

Publicado em: 28/04/2021 14:48 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ Prefeitura de Ibiporã/ Jaime Kaster/ Gabrielly Campos

Whatsapp

 

Conheça um pouco mais sobre o tradicional curso de Cerâmica

Aluna durante o curso de cerâmica

O curso de cerâmica da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT) está a todo vapor, respeitando as regras de distanciamento social. Foram abertas turmas de segunda e quarta-feira, no período da tarde, às terças-feiras o dia todo, e às sextas-feiras de manhã. As aulas estão acontecendo em um espaço ao ar livre na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, com no máximo três alunos por turma. Devido à pandemia, só alunos já matriculados em 2020 estão podendo participar esse ano. Para o próximo ano serão definidas as formas de seleção de novos alunos.

A professora Cida (Maria Aparecida dos Santos), já trabalha na SMCT há mais de 10 anos e desde 1986 se dedica à cerâmica. Formada em Artes pela Universidade Estadual de Londrina, ela conta que as aulas de cerâmica, além de sua importancia artística, têm um papel terapêutico para os alunos do curso.

“A cerâmica desperta o interesse pela arte, além de ajudar na coordenação motora, criatividade, e na saúde mental dos alunos. Apesar de também trabalharmos com jovens, a maioria dos alunos são da terceira idade, eu digo que a gente trabalha mais com arteterapia do que com arte artística”, explica Cida.

 A ANTIGUIDADE DA CERÂMICA - A história da cerâmica acompanha a história das civilizações, desde a descoberta do fogo. A argila queimada é utilizada em todas as sociedades das mais antigas às consideradas "primitivas", passando pelo Oriente e Ocidente, para a realização de objetos decorativos, utilitários e outros de fins rituais. Os estudiosos localizam as primeiras cerâmicas no século 5.000 a.C., na região de Anatólia (Ásia Menor), que passam a integrar, a partir daí, as mais diversas culturas, distantes no tempo e no espaço.

MEDIDAS DE SEGURANÇA – Sobre os demais cursos, por enquanto, só estão autorizados a retornar às aulas presenciais os alunos maiores de 12 anos, já matriculados em 2020. Os professores estão trabalhando com aulas previamente agendadas e turmas reduzidas. Antes de entrar em sala, um servidor afere a temperatura dos cursistas. Todos devem frequentar os espaços com máscara e sempre usando álcool em gel.

 

Visite o nosso site oficial: http://cultura.ibipora.pr.gov.br/

E nos acompanhe nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora

Instagram: https://www.instagram.com/culturaeturismoibipora/

Youtube: https://www.youtube.com/user/fcibipora/featured