Homenagem ao Dia do Livro Infantil - 18 de abril

 

Publicado em: 20/04/2021 15:11 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini - SMCT - PMI

Whatsapp

 

Homenagem ao Dia do Livro Infantil - 18 de abril

Produção da equipe de Audiovisual da SMCT, com atores do curso de teatro

Instituído em 2002, o Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado em 18 de abril. A data foi escolhida em homenagem a Monteiro Lobato, nascido em 1882, e considerado o pai da literatura infantil nacional. Lobato deixou um grande legado nessa área, já que mais da metade de seus livros foi dedicada ao público infanto-juvenil.

Sua primeira história infantil, “A Menina do Narizinho Arrebitado”, foi publicada em 1920, e com o sucesso, outras tantas surgiram, imortalizando os personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, Visconde de Sabugosa, entre outros, que foram depois eternizados no famoso programa de TV "Sítio do Pica-pau Amarelo", da Rede Globo, produzido no final dos anos 1970, até meados dos anos de 1980, e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.

VÍDEO

Para lembrar a data, e reforçar a importância de se estimular o hábito da leitura desde cedo, professores dos cursos de Audiovisual e Teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) produziram um vídeo para as redes sociais da Secretaria. Jefferson Maciel, Néia Teodoro e a pequena Maria Valentina interpretaram três grandes personagens criados por Monteiro Lobato – Visconde de Sabugosa, boneco feito de sabugo de milho, cuja sabedoria obteve através dos livros da estante de Dona Benta, a simpática Tia Nastácia e a espevitada boneca de pano Emília.

Assista em nosso instagram:

https://www.instagram.com/tv/CNz9em4p2px/?igshid=1xj0kdzra3mr9

BIBLIOTECAS

Em tempos de uso de tantas telas, como tablets, celulares e televisão, e agora com o ensino remoto devido à pandemia, os livros infantis precisam ter espaço na rotina das crianças. A prática da leitura contribui para o desenvolvimento de capacidades como pensar, interpretar, falar, aprender e conviver.

As bibliotecas mantidas pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da SMCT (Biblioteca Pública Municipal e a Biblioteca Cidadã), possuem um variado acervo de títulos infanto-juvenis, não apenas de Monteiro Lobato, mas de vários outros escritores.

Devido à pandemia de Covid-19, a Biblioteca Cidadã está temporariamente fechada para atendimento ao público. Já a Biblioteca Pública Municipal Irmã Benta Cinelli Fidelini (Biblioteca Central) está aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, mas seguindo critérios próprios de atendimento, com restrições, em razão da prevenção ao coronavírus. Por exemplo: crianças menores de 12 anos estão com acesso restrito a vários espaços, inclusive à Biblioteca, mas os pais ou responsáveis podem retirar os livros que as crianças desejarem. Basta ligar para 3178-0202 ou fazer a reserva do título que quiser pelo site da Prefeitura, no link: http://189.76.192.100/pergamum/biblioteca/index.php.

REVITALIZADA

Lembrando que a biblioteca foi totalmente revitalizada, e funciona próxima à Fundação Cultural, na Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio (Centro de Ibiporã), ao lado da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI. Possui um acervo de aproximadamente 20 mil volumes, entre livros, periódicos e outros. Foram revitalizados os móveis, estantes, o espaço para uso de computadores, e foi criada uma sala infantil para leitura e contação de histórias, além de um nicho dedicado à história de Ibiporã.

SERVIÇO

Biblioteca Pública Municipal Irmã Benta Cinelli Fidelini – Rua Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio (Centro de Ibiporã) – Fone: (43) 3178-0202