Cuidando da nossa história e de nosso acervo

Publicado em: 17/03/2021 11:03 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ Prefeitura de Ibiporã

Cuidando da nossa história e de nosso acervo

Funcionários trabalham para a organização do Museu Histórico de Iboporã

Equipe da Cultura reorganiza e revitaliza sala do acervo do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI)

Diante do crescente número de objetos doados pelas famílias nos últimos dois anos (mais de 100 peças), a sala de reserva técnica de objetos do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) estava abarrotada, o que inviabilizava a visitação e dificultava a catalogação e limpeza.

Na retomada dos trabalhos em 2021, a equipe responsável pelo museu decidiu dividir o acervo, levando as peças maiores para a área de exposição ao público e recriando um espaço que nos últimos anos estava sendo usado para outras finalidades.

Com isso sobrou mais espaço para circulação no acervo de objetos e foi possível a organização e melhor catalogação e identificação dos itens doados pelas famílias e empresas de Ibiporã ao longo das décadas. Tudo visando proteger o nosso patrimônio e a história local.

A sala de reserva técnica foi revitalizada e pintada pela própria equipe, foram retirados móveis e tacos de madeira que se deterioraram em razão da umidade e agora o espaço está adequado para visitação, obviamente seguindo as medidas de prevenção necessárias, devido à pandemia.

E em breve teremos uma novidade! A possibilidade de tour virtual em 360 graus por todos os espaços de visitação da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã. Ao toque de um clique você poderá conhecer por dentro essas salas do MHAI, a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, o Cine Teatro Padre José Zanelli, o Museu do Café e o espaço da Cozinha do Pioneiro e a Biblioteca Pública Municipal.

É a Cultura indo até você pela internet, com acesso livre às informações e belas imagens dos nossos espaços em nosso site oficial: http://cultura.ibipora.pr.gov.br/   Aguarde!

Mais informações pelos fones 3178-0215/ 3178-0216