Museu Histórico volta a ter área de exposição e visitação

Publicado em: 09/03/2021 16:08 | Fonte/Agência: Jaime Kaster - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ PMI

Museu Histórico volta a ter área de exposição e visitação

Peças representam a vida urbana das famílias e também profissões e atividades comerciais que haviam em Ibiporã

Com o objetivo de reorganizar os espaços, catalogar e organizar o acervo e retomar a área de exposição de objetos do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) está realizando melhorias e adequações do espaço para visitação pública e também para as futuras visitas virtuais pela internet.

O secretário de Cultura, Luciano Betiate, deu o aval e uma equipe iniciou então uma manutenção e adequação da área de entrada deste prédio histórico, onde já funcionaram a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores (até a década de 1980), depois a Biblioteca Pública Municipal (nos anos 1990), e posteriormente a Fundação Cultural de Ibiporã e o próprio MHAI, a partir de 2005.

IMAGENS DA CIDADE

Foram feitos reparos, pintura e criados expositores de madeira para receber os objetos históricos, com trabalho da própria equipe. Para ambientar o local com imagens que remetessem à Ibiporã dos anos 1940 e 1950, a idéia era produzir grandes painéis fotográficos, mas aí a criatividade e iniciativa do servidor Vradson Castro, artista, pedagogo e professor de teatro da Secretaria, falou mais alto.

Com o apoio do estagiário Benito Del Fraro, pintou as paredes com imagens da cidade feitas a partir de fotografias históricas. “Escolhi a Avenida Paraná, a praça central e a Igreja Matriz, a estação ferroviária e o Colégio Beltrão por serem lugares de referência da cidade e de pertencimento para os moradores mais antigos”, comentou o jornalista Jaime Kaster, coordenador dos projetos de recuperação de memória do MHAI e organizador do acervo.

Algumas peças que representam a vida das famílias na área urbana e também profissões e atividades que havia em Ibiporã foram selecionadas para essa primeira exposição. A proposta é ter uma rotatividade de temas (meios de comunicação, utensílios domésticos, equipamentos de som e audiovisual, quadros com fotografias antigas, entre outros).

OBJETOS DOADOS PELAS FAMÍLIAS

O acervo de objetos tridimensionais do MHAI é formado, em sua maioria, por itens doados pelas famílias e entidades de Ibiporã. Um dos destaques é uma coleção de câmeras e equipamentos fotográficos doados pela família do pioneiro Massatoshi Rondem. Os irmãos Cidinha (do Foto Moderno), Shoiti e Tereza Rondem foram doando os itens ao MHAI entre 2017 e 2020.

Como a sala de reserva técnica do acervo estava muito cheia e inviabilizava a visitação, buscamos dividir o acervo, levando uma parte para a área de exposição, onde escolas, visitantes e famílias pioneiras poderão fazer uma visita auto-guiada, já que todos os itens estarão identificados, com o nome do doador e utilização daquele objeto. É dessa forma que também está a exposição permanente do Museu do Café (antiga estação ferroviária), mantido igualmente pela Secretaria de Cultura e Turismo, com a diferença de que o Museu do Café concentra mais peças rurais e utensílios agrícolas.

“Ficando em exposição esses objetos vão sendo conhecidos pelas novas gerações e podem servir como ferramenta pedagógica e de divulgação das transformações que o Município teve ao longo das décadas”, afirma o coordenador. Paralelamente, serão exibidos vídeos dos vários projetos desenvolvidos pela área de museus da Secretaria desde 2010, que resultaram na produção de 12 livros, também à disposição dos visitantes que vierem ao Museu.

Agradecemos desde já a toda a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, pelo apoio e dedicação no cuidado deste importante patrimônio público de Ibiporã.

O horário de funcionamento do MHAI é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Endereço: na Av. Dom Pedro II, 368, ao lado do Cine Tatro.

Confira algumas fotos do espaço.

Fotos: Gabrielly Campos / Jaime Kaster - SMCT