COZINHA DO PIONEIRO- Pão caseiro- Família Ferreira de Lima

Publicado em: 21/12/2020 09:00 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ Prefeitura de Ibiporã

COZINHA DO PIONEIRO- Pão caseiro- Família Ferreira de Lima

Terezinha e Francisco durante a entrevista

As famílias Rodrigues de Lima e Ferreira são pioneiras na região do DER (atual Jardim Bom Pastor), que no início da década de 1950 abrigava basicamente as famílias dos funcionários que trabalhavam no Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Uma delas era o do Sr. Braulino Honorato Honório, que veio de Cabo Verde (MG) e começou a trabalhar no DER em 1951, tendo tido atuação importante, junto aos demais operários, na construção de pontes e estradas em Ibiporã. Outra família foi a do Sr. Francisco Rodrigues de Lima, nascido em 1944 no distrito da Maravilha, em Londrina, e que em 1949 se mudou para o DER, onde seu pai, Osvaldo Rodrigues, começou a trabalhar.

Para falar um pouco dessa história e gravar uma receita que trouxe de Minas, aprendida da sua mãe (Sebastiana), Dona Terezinha Ferreira de Lima, uma das filhas de Braulino, preparou para o Cozinha do Pioneiro duas formas de pão caseiro: uma delícia, quentinho – ainda mais acompanhado de manteiga ou geléia, no café da tarde... Confira:

*Cozinha do Pioneiro - Sabores e Riquezas de Ibiporã*

No total, o projeto terá 20 vídeos com as famílias e ao final um livro de receitas e histórias. Toda semana três novos vídeos lançados na página da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã no Facebook e também em nosso canal no Youtube (https://www.youtube.com/user/fcibipora). Acompanhe e compartilhe!

Cozinha do Pioneiro - Projeto de recuperação da memória, de preservação do patrimônio cultural e divulgação turística do Município - Ibiporã (PR) - 2020

Produção: Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI)/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Realização: Prefeitura de Ibiporã - PR