Estão em andamento as gravações do projeto “Cozinha do Pioneiro – sabores e riquezas de Ibiporã”, que foi apresentado nas transmissões ao vivo do último final de semana, no “Arraiá em Casa 2020”, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O projeto visa recuperar parte da história e da tradição das famílias locais por meio da culinária. Como recuperação da memória, esse trabalho das equipes do Museu Histórico (MHAI) e de Audiovisual da Secretaria de Cultura pretende revelar traços dos vários povos e culturas que formaram Ibiporã, por meio dos hábitos e da comida que as famílias pioneiras preparavam.
Haverá receitas caipiras, mineiras, italianas, árabes, búlgaras, japonesas e outras – brasileiras ou européias – que com certeza despertarão a curiosidade das pessoas e ajudarão a divulgar o patrimônio cultural de Ibiporã.
Como as filmagens estão sendo com as famílias que já se inscreverem e se interessaram em gravar uma receita, haverá uma amostragem desse todo de Ibiporã nos vídeos, que serão lançados semanalmente nos canais de comunicação da Secretaria de Cultura (site, Facebook e Youtube).
Foram feitas gravações com as famílias Chernev, Maggiori Barros, El Kadri, Safade, Folego, Borsato e Bianco, Brassaroto, Domiciano Pedro, Botti e estão agendadas as famílias Keller, Kondo, Lima, entre outras. Ao final, todas as receitas, histórias e fotos de família serão reunidas no livro Cozinha do Pioneiro, mais uma obra de divulgação turística de Ibiporã.
Ainda dá tempo de participar. Se você tem uma receita tradicional de família para gravar e enriquecer o livro, procure o quanto antes a equipe do projeto na Secretaria de Cultura ou ligue para 3178-0215 ou para o coordenador do projeto, Jaime Kaster, pelo fone 99112-1547. As gravações estão sendo em local aberto e com todas as medidas de proteção necessárias.
Cozinha do Pioneiro