A Folha de Londrina está produzindo desde janeiro deste ano uma série de reportagens sobre as estações ferroviárias desativadas no Norte do Paraná e qual a utilização que estão tendo. Algumas abandonadas e outras muito bem cuidadas e utilizadas, como é o caso da Ibiporã, retratada na reportagem do último dia 28/02/2020.
A estação de Ibiporã, sem tráfego de passageiros desde o final da década de 1970, foi restaurada e revitalizada entre 2010 e 2012 pela Prefeitura Municipal, com um projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e hoje abriga o Museu do Café de Ibiporã, um dos principais pontos turísticos da cidade e lugar de memória e de preservação do patrimônio local.
A equipe da Folha (o repórter Pedro Marconi e o fotógrafo Gustavo Carneiro) percorreu os espaços temáticos do museu, as outras construções do antigo pátio ferroviário que, após a reforma, integram o Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã e destacou ainda o projeto da "Cozinha do Pioneiro", que será gravado no antigo café da estação de trem.
Foram recebidos no local pelo secretário de Cultura Agnaldo Adélio, pela servidora Cida Ribeiro - que atende a todos os visitantes que vêm conhecer o espaço -, e o jornalista Jaime Kaster, que coordena os projetos de memória e museus da Secretaria.
Confira a matéria completa: https://www.folhadelondrina.com.br/cidades/antiga-estacao-de-ibipora-e-uma-homenagem-ao-cafe-2981635e.html
Fotos: Reprodução /site da Folha