Na última segunda-feira (23/09) a equipe dos museus de Ibiporã, Cambé e Londrina conheceu alguns espaços culturais de Rolândia. Ao todo foram 19 pessoas guiadas pela equipe do Museu Municipal de Rolândia em uma visita técnica, que faz parte da programação da 13ª Primavera dos Museus. Dentre os lugares visitados está o Museu de Peças Sacras (Igreja Matriz), Museu Japonês, Museu da Imigração Alemã e Museu do Café (Fazenda Bimini).
A Primavera dos Museus é um evento nacional promovido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), com o objetivo de divulgar o trabalho desenvolvido pelos museus em todo o país e de integrar a comunidade com as instituições. Este ano a programação vai até o dia 29 de setembro e o tema é "Museus por dentro. Por dentro dos Museus".
Com o objetivo de mostrar um pouco da riqueza do seu acervo fotográfico, documental e audiovisual (portanto, mostrar o "museu por dentro") e tornar as informações disponíveis a toda a população por meio de livros e vídeos de livre acesso ao público, o Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), mantido pela Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza o projeto municipal "Circuito das Capelas II" e já foram lançados desde o dia 19 de julho deste ano nove filmes nas igrejas históricas participantes do projeto.
A finalização será hoje, dia 26/9, às 15h, no Auditório Pioneiros, da Secretaria Municipal de Educação (Av. Mário de Menezes, 1113 - Centro), no evento será exibido o documentário final a todas as escolas e instituições de ensino da cidade, que receberão cópias do material impresso e os vídeos para as suas bibliotecas.
Até o dia 27, o Museu do Café (antiga estação ferroviária - Av. Mário de Menezes, 1113) também atenderá visitas auto-guiadas e agendadas por escolas. As escolas interessadas podem ligar para os telefones 3178-0392 e 3178-0215. Já o público em geral pode ir direto ao Museu do Café, no horário das 8 às 16 horas e conferir as exposições permanentes e os objetos de época que contam parte de nossa história e as origens de Ibiporã ligadas ao pioneirismo, ao café e à linha férrea.