Para relembrar: Cine Teatro completa 31 anos

 

Publicado em: 13/08/2019 15:52

Whatsapp

 

Para relembrar: Cine Teatro completa 31 anos

Cine Teatro em noite de evento

Para a Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã é um motivo de alegria e comemoração vê-lo sempre aberto às manifestações culturais e eventos importantes que acontecem em nossa cidade. Parabéns Cine Teatro!

Olá, amigos que nos acompanham nas redes sociais e colaboram com o trabalho da cultura em Ibiporã! Hoje (terça-feira, 13 de agosto) o nosso Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli completa 31 anos. Parabéns Cine Teatro! Que venham muitos outros 30, 60, 90 anos...

CONHEÇA O CINE TEATRO: 

Filme: Documentário "Cine Teatro Padre José Zanelli - 30 anos" (2018)

(https://www.youtube.com/watch?v=9MLgduAJao0

HISTÓRICO

O Cine Teatro Padre José Zanelli foi inaugurado em 13 de agosto de 1988, na gestão do ex-prefeito Daniel Pelisson (1983-1988), após dois anos de construção. O nome homenageou o padre italiano José Zanelli, incentivador das artes em Ibiporã, que chegou à cidade em 1948 e aqui promovia operetas e peças de teatro no Salão Pio XII (ao lado da Igreja Matriz), além da exibição de filmes. Zanelli formou o Coral Santa Cecília (que existe até hoje), uma banda de músicos e também um time de futebol, o Cruzeiro, cujo campo ficava onde hoje está a Prefeitura Municipal.

IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO

O Cine Teatro é ainda o principal espaço cultural de Ibiporã, administrado pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Desde o início, vem sendo palco dos principais eventos culturais, artísticos, sociais e políticos de Ibiporã. Além de ter essa função de aglutinar os eventos mais importantes do município, dispõe também de um cinema, que exibe filmes dos circuitos nacional e mundial em 3D.

A CONSTRUÇÃO (1986-1988)

Infraestrutura - O Cine Teatro possui um palco de 200 metros quadrados, capacidade de 510 lugares nos dois pavimentos (possui balcão no pico superior), oficina de cenário, salão para dança, sala para usos diversos, dois camarins e um saguão para exposições de arte. Área total de 1.330 metros quadrados.

Antiga caixa d´água - O local escolhido para a construção abrigava a antiga autarquia de saneamento da cidade. Os arquitetos preservaram a caixa d'água devido ao seu valor histórico (foi a primeira da cidade, feita em 1950) e ela se tornou funcional, pois sua base foi transformada em uma bomboniére de mais de 10 metros quadrados.

Projeto paisagístico - Além disso, os arquitetos elaboraram um projeto paisagístico para integrar o cine teatro com a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI e com a então Biblioteca Pública, onde hoje funciona o Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI, que já contava com o jardim japonês.