As turmas da manhã e da tarde do 5º ano do Colégio Integrado Sônia Marcondes, estiveram nesta terça-feira (06/8) em visita ao Museu do Café (antiga Estação Ferroviária de Ibiporã), espaço mantido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, onde foram conhecer um pouco a história da cidade.
Ouviram particularmente sobre o trabalho das famílias pioneiras na lida com o café, principal produto agrícola do município e base da economia local entre as décadas de 1930 e 1970. A visita faz parte de um projeto que os alunos estão desenvolvendo para apresentar em uma feira científica.
Foram recebidos pelo jornalista Jaime Kaster, coordenador de projetos do Museu Histórico e pelas servidoras do Museu do Café, Cida Ribeiro e Juraci Montilha. Acompanharam os alunos os coordenadores Valéria Gambaro e Emerson Betiati, e a professora do 5º ano Márcia Semprebom e a psicóloga Mariele Ogasawara.
A turma assistiu a dois filmes que mostram imagens e traços da história local ligada ao café, contados por pioneiros e produzidos pela equipe do Museu Histórico de Ibiporã (MHAI). Depois visitaram as exposições permanentes e as antigas casas dos ferroviários, que fazem parte do pátio da Estação Ferroviária.
(FOTOS: Jaime Kaster / Tauani Moraes - SMCT)