Exibição do filme "Colônia Concórdia" no Cine Teatro

 

Publicado em: 22/07/2019 12:00

Whatsapp

 

Exibição do filme

Família de Jorge Cernev, homenageado

O mais novo projeto de recuperação da memória de Ibiporã, Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas, foi lançado oficialmente na última sexta, dia 19 de julho, no Cine Teatro Padre José Zanelli, de Ibiporã. O filme de estreia do circuito foi o da "Colônia Concórdia", uma antiga colônia de agricultores eslavos (búlgaros e outros de origem russa) que se instalaram em Ibiporã em 1936 e deram início no local a duas igrejas pioneiras do Município: Batista e Assembléia de Deus.

Essas duas igrejas de Ibiporã foram, aliás, as primeiras dessas denominações em todo o Norte do Paraná, tendo dado origem à Primeira Batista de Londrina e também à Assembleia de Deus de Londrina.

Assista na íntegra "Colônia Concórdia - 1936" (acessando o link abaixo), o 1º filme do projeto, produzido pela equipe do Museu Histórico de Artes de Ibiporã (MHAI) e que terá a exibição de mais oito filmes.

O PRÓXIMO será "Assembleia de Deus (1939)" neste domingo (28/7), às 18h, na sede da Igreja em Ibiporã (Av. Mário de Menezes, 171). Os nove documentários das igrejas históricas incluídas neste Circuito das Capelas II serão lançados em eventos aos finais de semana, até o dia 15 de setembro de 2019.

O Circuito das Capelas II dá sequência ao 1º Circuito das Capelas, que foi lançado em 2016 e enfocou as 24 capelas católicas do Município. Ambos fazem parte do Projeto de Recuperação da Memória de Ibiporã, desenvolvido pela Prefeitura e SMCT desde 2010.

 

Realização: Prefeitura de Ibiporã / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Produção: Museu Histórico de Artes de Ibiporã (MHAI)/ SMCT

Coordenação geral e roteiro: Jaime Kaster

Edição audiovisual e imagens: Samuel Tavares

Entrevistas: Jaime Kaster e Mateus Ciaca

Edição de conteúdo: Mateus Ciaca

Fotografias: Acervo do MHAI e das Igrejas

Estagiários envolvidos no projeto (2017/2019): Mateus Ciaca, Elisye Moreira, Matheus Camargo, Thainara Fernandes e Tauani Moraes.

Agradecimentos: Prefeitura de Ibiporã, Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, OMEI - Ordem dos Ministros Evangélicos de Ibiporã e IPHAN.

 

ASSISTA AO FILME:

https://www.youtube.com/watch?v=bwJbXSf35F0