Os testes estão sendo realizados em Ibiporã pela banca de examinadores do Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos no Paraná) de Curitiba
Começaram nesta segunda-feira (29), em Ibiporã, as bancas de avaliação de bailarinos e atores para obtenção do registro profissional (DRT), promovidas pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado do Paraná (Sated), com sede em Curitiba.
É a primeira vez que este processo ocorre em Ibiporã, permitindo que os atores e profissionais da dança que atuam na região de Londrina possam iniciar na cidade a obtenção do registro profissional, sem terem que se deslocar até Curitiba. Este evento técnico faz parte da programação do 7º Encontro de Dança de Ibiporã.
As provas práticas com os bailarinos estão sendo nesta segunda (29) e com os atores serão na terça-feira (dia 30), no Auditório da Secretaria de Educação. Além da banca, todos os inscritos participarão hoje à noite (dia 29) de uma palestra técnica ministrada pelos professores e avaliadores do Sated-PR.
Os coordenadores de dança e de teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT), Leila Assis e Leander Lincoln, ressaltam que é uma oportunidade única para os bailarinos e atores que atuam nas regiões de Londrina e Maringá de iniciarem aqui esse processo. "Normalmente a banca é realizada somente em Curitiba e temos que ficar mais de uma semana na capital para fazer todas as provas e avaliações. Isso tem um custo elevado. Aqui em Ibiporã serão somente em dois dias e é na própria cidade", salientou Lincoln.
(texto e fotos: Jaime Kaster e Tauani Moraes/ SMCT)