Solenidade no último sábado (20/3), no auditório do Colégio Estadual Olavo Bilac, de Ibiporã, marcou fatos importantes da década de 70. Organizada por ex-alunos da instituição que iniciaram sua jornada estudantil no "Ginásio" (assim denominado na época) no ano de 1973, a solenidade foi dividida em momentos memoráveis.
Teve início com a celebração do 62º aniversário da Escola, enaltecendo passagens importantes, bem como nomes que estiveram na direção desde a sua fundação, 11 de março de 1957. A atual diretora, Maria Regina Nicolau, e o atual prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, falaram em nome dos ex-diretores e de autoridades que tiveram relevante importância na construção da história da instituição.
O segundo momento teve como destaque os ex-alunos, seu reencontro após mais de 40 anos,envolvendo agradecimento e homenagem aos mestres da época que se fizeram presentes. Foram lembrados os ex-alunos e professores que já se foram, porém, vivos na memória dos que tiveram o privilégio de sua convivência. Coincidentemente, este ano os alunos em questão estão completando o Jubileu de Ouro da sua alfabetização (1969).
Professoras do Primário; como era denominado nos anos 70; (Escola E. F. Gutierrez Beltrão e Instituto Maria Imaculada) também foram homenageadas: Maria Édine Pelisson Chivalski, Olinda MatsunagaTsuru, Elizabeth Acioly Wanderley, Ivanir Pires, Cinira F. Calijuri e Leonela F. Fernandes.
O professor Mateus Agostinho Bisotto foi convidado pela comissão organizadora para deixar uma mensagem em nome de todos os professores. Presença marcante entre os homenageados foi a da professora e diretora do colégio nos anos 70, Zoraide Dal Molin (esposa do médico pioneiro de Ibiporã, Eugênio Dal Molin).
A bênção da solenidade veio do padre João Giomo. Na informalidade do cumprimento do cerimonial, quebrou-se o protocolo algumas vezes e prazerosamente foi possível ouvir depoimentos de outros professores, como foi o caso do professor de Física, Décio Ribeiro.Com voz embargada direcionou seus sinceros agradecimentos por ter sido lembrado.
A iniciativa também teve um fim social. Muitos abraçaram a campanha em prol do Hospital Cristo Rei e trouxeram caixas de leite. Após o encerramento da solenidade, boa parte do público presente se dirigiu à Associação da Polícia Federal, em Londrina, para um almoço festivo.
No fechamento das despesas pela comissão organizadora, houve sobra, o que possibilitou também transformá-la em filantropia. Pelo sucesso do evento, a comissão organizadora já ficou a postos para organizar o próximo encontro, agendado para 20 de março de 2021. A professora Margareth Coloniezi (secretária municipal de Educação de Ibiporã), participou da comissão organizadora.
Legenda foto 1:
- A comissão organizadora (da esq. p/ dir.) Jusmar Lustoza, Marilza Ribeiro, Margareth Coloniezi, Carolina Sacca, Diomar Menezes, Jorge H. Shimomura, Edmilson Bianchini e Emílio Pereira com a diretora do Bilac nos anos 70, professora Zoraide Dal Molin, recebendo sua homenagem.
Legenda foto 2:
- Professores homenageados: Pedro Evangelista, Cinira F. Calijuri, Dolores Rossi, Mateus Bisoto, Pompílio Lustosa, Lídia Consalter, Cidinha Cembranelli, Elizabeth Acioly, Olinda Tsuru, José Laurindo Petri, BiróNalin, Mohamed El Kadri, Célio Semprebom, Helena Splendor, Décio Ribeiro, Ivanir Motta, João I. Zacheo, Maria Rossato, Leonela F. Fernandes, Ivanir Pires, Maria Lúcia Bisotto, Marinice Sabino, Zoraide Dal Molin e Maria Édine P. Chivalki.
Legenda 3:
- O professor Mateus Bisotto foi indicado pela comissão organizadora para falar em nome de todos os professores. No seu pronunciamento homenageou também aos professores que já se foram.