Recuperados os objetos históricos furtados do Museu do Café
A Polícia Civil informa que conseguiu recuperar nesta quarta-feira (03/10) os objetos históricos furtados do Museu do Café de Ibiporã, após arrombamento na manhã do último domingo (30/09) e que, auxiliada pelas imagens registradas pelas câmeras de segurança, chegou ao autor da ação, que já foi preso.
Os objetos históricos (um rádio e uma espingarda de caça antiga) serão retirados à tarde na Delegacia de Ibiporã e recolocados no acervo do Museu do Café e do Museu Histórico (MHAI)
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, responsável pelo museu, agradece à colaboração da imprensa e a toda a comunidade para que o caso tivesse uma solução e um desfecho favorável. Foi percebido neste caso o quanto a população preza pelo cuidado e valoriza o patrimônio histórico da cidade.
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ PMI
A MATÉRIA ORIGINAL (01-10-2018):
No último fim de semana, criminosos destruíram uma porta e furtaram do acervo histórico dois objetos doados por pioneiros locais
Uma cena triste chocou as funcionárias do Museu do Café e consternou toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo neste final de semana. Ladrões arrombaram a porta principal do museu (que é a antiga estação ferroviária da cidade). Além da invasão e do dano ao patrimônio público, roubaram uma espingarda e um rádio antigo (doado pela família Chernev) que faziam parte da exposição permanente do acervo, que é visitado com freqüência por escolas e turistas que querem conhecer um pouco mais sobre a história de Ibiporã.
O secretário de Cultura, Agnaldo Adélio, notificou a ocorrência à polícia e será acionado o seguro patrimonial do prédio. O prédio tem alarme monitorado.
O Museu do Café já foi alvo de pixações e furtos anteriores, em 2015, pelas janelas, mas nunca com um arrombamento destas proporções. Em razão das invasões que ocorriam, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo providenciou na gestão passada, em outubro de 2015, o cercamento de todo o espaço da estação ferroviária com grades, o que reduziu os delitos. Tal medida foi adotada também nos espaços do Cine Teatro Padre José Zanelli, do Museu Histórico e de Artes, do Ceforma e do Complexo Cultural, protegendo dessa forma o patrimônio público e histórico que estes prédios representam, além de proporcionar mais segurança aos funcionários, usuários e alunos.
Apesar de contarem com poucos funcionários, a estrutura física dos museus de Ibiporã é exemplo para muitas cidades e eles vêm recebendo manutenção permanente, afirma o secretário de Cultura, Agnaldo Adélio. Os espaços estão bem cuidados e foram recém reformados entre 2010 e 2012: tanto o Museu Histórico, quanto o Museu do Café passaram por reformas executadas pela Prefeitura, com recursos federais e contrapartida do Município. O arrombamento deste final de semana, conforme mostram as fotos abaixo, é uma cena lamentável num espaço histórico que é tão querido pelos ibiporaenses. A Secretaria de Cultura faz um apelo a quem vir algum destes objetos que foram furtados ou presenciar a ação de vândalos nestes locais, favor ligue para os telefones 3178-0215 e 3178-0216 e denuncie, pois providências serão tomadas.