Memórias do ex-prefeito que conquistou o asfalto para Ibiporã, em 1960

 

Publicado em: 17/09/2018 12:18

Whatsapp

 

Memórias do ex-prefeito que conquistou o asfalto para Ibiporã, em 1960

Família de Gervásio no MHAI em exposição histórica

Gervásio Fernandes, que faleceu ontem (16), foi um dos entrevistados do projeto de recuperação da memória "Contos e Causos - História Viva de Ibiporã", em 2013

 

Faleceu neste domingo (16/9), aos 86 anos, o ex-prefeito de Ibiporã, Gervásio Fernandes (gestão 1959-1963), que residia em Cascavel. Seu corpo foi trasladado a Ibiporã, onde está sendo velado no plenário da Câmara Municipal, com sepultamento marcado para esta segunda-feira (17), às 16 horas, no Cemitério São Lucas, de Ibiporã.

Em razão do falecimento, o prefeito João Coloniezi decretou luto oficial por três dias.

Gervásio Fernandes foi um dos entrevistados do projeto de recuperação da memória "Contos e Causos - História Viva de Ibiporã", desenvolvido entre 2010 e 2016, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da equipe técnica do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI).

Em sua entrevista exclusiva, gravada em 2013, em Cascavel, deixou registrados importantes depoimentos que auxiliam na compreensão do período histórico e político de Ibiporã e do Norte do Paraná entre os anos 1955 a 1963.

O ex-prefeito foi o responsável, por exemplo, pela briga política junto ao Governo do Estado, em 1960 (na época o governador era Moysés Lupion), para que o asfalto da BR-369 passasse por dentro de Ibiporã e para que a cidade enfim tivesse pavimentação (na Avenida Paraná), pois antes disso as ruas eram todas de terra. A conquista foi um marco para a história de Ibiporã (foto).

Em 2013, quando concedeu a entrevista ao jornalista Jaime Kaster e à produtora Mariana Oliveira (para o projeto Contos e Causos), Gervásio já estava com a saúde debilitada (em decorrência de um AVC), mas sua memória estava perfeita. Seus relatos e também os de sua esposa Nair Beloni Fernandes, foram veiculados posteriormente, em 2015, no filme e no DVD-Book "Contos e Causos" Vol. 6. Os volumes podem ser consultados pela população nas bibliotecas do município e também na biblioteca do Museu Histórico.

Gervásio Fernandes - Nasceu no município de Manduri, no estado de São Paulo, em 1932. Tinha apenas cinco anos quando chegou a Ibiporã. Passou parte de sua infância e toda a sua mocidade no município. Casou-se com Nair Belloni, filha de Raphael Belloni e Palmira Vanso. Tiveram duas filhas: Cleuza Maria, mãe de Arão Rafael, Amon e Azur Fernandes Flores. Sua segunda filha Cleodete lhes deu os netos Naira Camila e João Henrique Fernandes Dantas de Araújo.

Fernandes lançou-se na política ainda muito novo. Foi o prefeito mais jovem que Ibiporã já teve. Tinha apenas 27 anos quando assumiu a Prefeitura. Muito cedo, enfrentou desafios que o cargo lhe impunha. Filho de pessoa honrada que lhe ensinou a sustentar a palavra dada, muito sofreu para superar as dificuldades apresentadas pelo mundo político.

Segundo suas próprias palavras, não se arrependeu da experiência vivida naqueles quatro anos, porém se afastou e nunca mais quis saber de exercer qualquer cargo político.


Fotos: Acervo do MHAI - Museu Histórico e de Artes de Ibiporã 

Divulgação: Jaime KasterSecretaria Municipal de Cultura e Turismo / Prefeitura de Ibiporã

 


Imagens