(Na GALERIA abaixo, algumas fotos. Todas as imagens das coreografias e premiação foram postadas em nossa página no Facebook, que você confere clicando aqui . Clique aqui para ver a lista e fotos dos premiados)
Com a participação de mais de 400 bailarinos de 11 cidades do Paraná, o 6º Encontro de Dança de Ibiporã agitou a cidade neste final de semana prolongado, desde o dia 27 de abril, e fez a região respirar dança até a noite de ontem, dia 1º de maio, quando aconteceu a última etapa da Mostra Competitiva e a cerimônia de premiação dos destaques do festival, no Cine Teatro Padre José Zanelli.
O encontro teve a abertura oficial na sexta (27), ocasião em que o prefeito João Coloniezi destacou os investimentos do município na área da cultura, e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio enfatizou a presença do Encontro de Dança de Ibiporã no Calendário Oficial de Eventos da Paraná Turismo e da Secretara de Estado da Cultura. Também estiveram na abertura a secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi, e o vereador Miro Maciel, representando a Câmara Municipal. Em seguida houve apresentação de "A Bela Adormecida", com o ballet da Funcart, de Londrina.
No sábado à noite o teatro ficou lotado para a apresentação do espetáculo "Peter Pan", da Escola Municipal de Ballet de Ibiporã. No domingo a novidade foi o 1º Encontrinho de Dança, exclusivo para crianças de 4 a 12 anos. Na segunda e na terça-feira as escolas e os grupos se revezaram no palco nas 85 coreografias da mostra competitiva, dando um show diversidade artística.
De acordo com coordenadora geral do evento, Leila Assis, o encontro deste ano teve nível técnico elevado, observação que foi confirmada pelas juradas Norma Pellegrini e Maria Amaral. Além delas, também fizeram parte da comissão de avaliadores das coreografias os professores Genilson Gomes e Djalma Junior.
Norma Mabel Pellegrini é de Puerto Iguazú (Argentina) e dirige o Festival de Danzas del Mercosur, que acontece todos os anos em setembro, na Argentina; Maria Amaral integrou o corpo de baile do Teatro Guaíra, de Curitiba, e mantém escola em Telêmaco Borba; Genilson Gomes é professor no Studio de Dança Leandra Vagliatti de Cascavel (PR) e ganhou prêmio de melhor bailarino do 17° Festival de Dança do Mercosul, em 2014; já Djalma Junior, que iniciou no ballet em Ibiporã, é bailarino profissional, professor e coreógrafo de Jazz Dance, em Belo Horizonte.
Em relação a 2017, o encontro deste ano teve crescimento em número de participantes e um público maior, já que foram cinco dias de apresentações, com média de 500 pessoas por dia assistindo aos espetáculos - fora os bailarinos. Participaram grupos de Londrina, Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Jandaia do Sul, Cascavel, Guarapuava, Cornélio Procópio e Ivaiporã.
Ao final, o secretário Agnaldo Adélio e a diretora do festival, Leila Assis, parabenizaram as companhias e escolas visitantes e agradeceram a toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pela colaboração para a realização do evento, promovido pela Prefeitura Municipal, com o apoio da Associação dos Pais do Ballet de Ibiporã.
texto: Jaime Kaster
fotos: Thainara Fernandes, Jaime Kaster e Mateus Ciaca
Divulgação:Secretaria Municipal de Cultura e Turismo / Prefeitura de Ibiporã