Evento, realizado de 1 a 9 de junho, na Praça Pio XII, reuniu cerca de 70 mil pessoas/Divulgação/SMCT/PMI
Com uma variada programação artística e cultural, decoração caprichada, gastronomia típica e muitas brincadeiras, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), promoveu mais uma edição de sucesso da Festa Junina Municipal. Em sua 46ª edição, o evento, considerado o mais tradicional e maior da região no gênero, ocorreu de 1 a 9 de junho, na Praça Pio XII, reunindo cerca de 70 mil pessoas do município, da região e até de outros Estados.
Com o tema “Fogueira e Viola” – que ganhou destaque nos enfeites da praça e nas barracas de comidas típicas, as noites da festa foram embaladas por shows ao vivo, com artistas sertanejos nacionais, regionais e locais, trazendo um repertório diversificado e contagiante. Dentre as atrações, Us Agroboy, Mariana e Mateus, Léo e Raphael e Théo e Thiago.
O encerramento oficial, na noite de domingo (09), contou com uma cerimônia especial, com a presença do Executivo, Legislativo, representantes das 13 entidades participantes, e também dos 19 apoiadores culturais e patrocinadores. A noite finalizou com chave de ouro ao som de "Us Agroboy", que agitaram o público com uma performance incrível. O show incluiu um mix de sucessos musicais e canções nostálgicas, fazendo todos dançarem e cantarem, encerrando o evento em grande estilo.
Atrações culturais
Novamente, as danças e quadrilhas ensaiadas pelos professores de todas as instituições de ensino municipais e apresentadas pelas crianças na Festa deram um toque todo especial ao evento. Trouxeram as famílias ao centro da Praça, reforçando a tradição e as origens do arraiá de Ibiporã.
Este ano, o público também pôde conferir outras manifestações culturais nacionais, por meio de projetos viabilizados pela Lei Paulo Gustavo. Alunos da Escola Municipal Aldivina Moreira de Paula encenaram o “Bumba meu Boi” do Maranhão, e participantes da Oficina de Danças Tradicionais Brasileiras encantaram o público apresentando a riqueza de ritmos, passos e musicalidade de algumas danças populares, como a Roda de Coco, Ciranda e Cacuriá.
Novidades
A edição 2024 do evento apresentou algumas novidades, como o mascote “Tião-Bagi” (referência ao Rio Tibagi), cujo nome foi escolhido por meio de enquete no perfil do Instagram da Prefeitura, e que marcou presença nos nove dias de festa interagindo com público. Teve ainda o “Cultura na Festa”, com aulões ao ar livre de alunos de música dos cursos livres gratuitos ofertados pela SMCT (apresentações da Banda de Metais da estação, da Orquestra de Cordas e do Coral Adulto ‘Em Canto’), exibições do ballet infantil, de turmas do teatro, além de exposições de trabalhos dos aprendizes de cerâmica e de artes.
A festa também ofereceu recursos de acessibilidade a pessoas com deficiência, como uma área exclusiva, em frente ao palco, para cadeirantes, e a interpretação em libras, realizada pela intérprete e professora de Artes da SMCT, Victoria Nicastro, durante as aberturas e apresentações artísticas.
Diversão e solidariedade
A participação de entidades civis, sociais e religiosas de Ibiporã no comando das barracas gastronômicas é uma tradição da Festa Junina Municipal. Desta forma, além de resgatar o folclore junino, o evento desenvolve o espírito comunitário, proporcionando maior integração entre as diversas organizações do município. E a maior parte de toda a renda obtida com a festa fica com elas, para poderem desenvolver seus projetos sociais.
Este ano, foram 13 entidades participantes e mais de 400 pessoas trabalhando nas barracas, de forma voluntária. São elas:
1. ACEI;
2. ACEIBI (Associação Comercial);
3. APAE;
4. APMIF;
5. Centro do Artesanato de Ibiporã;
6. Fazenda da Esperança;
7. Hospital Cristo Rei
8. Motor Clube de Ibiporã
9. Paróquia São Rafael;
10. PIME;
11. Rotary Club Ibiporã;
12. Rotary Club Terra Bonita
13. Vicentinos (Paróquia Santo Alberico)
Agradecimento às entidades e empresas
Em reconhecimento ao valioso trabalho de parceria e apoio à realização da 46ª Festa Junina, a administração municipal promoveu na sexta-feira (07/6) um momento especial de agradecimento às entidades e apoiadores culturais, com a entrega de uma lembrança personalizada a cada organização e empresa apoiadora (um corte de madeira rústico com a gravação da logo da 46ª Festa Junina).
Os apoiadores culturais dessa 46ª edição da Festa de Ibiporã foram:
Premiação às barracas
Outra forma de valorizar o trabalho das entidades – desta vez no esmero da decoração das barracas – foi a premiação em dinheiro das três mais bem decoradas. A avaliação foi feita por uma comissão técnica na área artística, baseada em 10 critérios, entre eles a fidelidade ao tema desta edição da festa – “Fogueira e Viola”.
1º lugar (APMIF);
2º lugar (PIME);
3º lugar (Hospital Cristo Rei)
Fazendo um balanço do evento, a administração municipal ressalta que foi uma das maiores edições já realizadas, com recorde de público, variada programação, e muitos elogios quanto à organização e segurança.
A 46ª Festa Junina Municipal de Ibiporã foi uma realização da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio e colaboração das várias Secretarias Municipais, Departamento Municipal de Trânsito, Núcleo de Comunicação Social, entidades, órgãos oficiais (Polícia Civil/ Polícia Militar/ Corpo de Bombeiros) e apoiadores culturais.