Foi um sucesso a apresentação das receitas do “Prato Típico de Ibiporã” (parte 2)

 

Publicado em: 25/03/2024 12:13 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/SMCT/PMI

Whatsapp

 

Foi um sucesso a apresentação das receitas do “Prato Típico de Ibiporã” (parte 2)

Comissão avaliadora foi composta por servidores da Prefeitura e técnicos do Senac Londrina/Caroline Vicentini e Jaime Kaster/SMCT/PMI

Um desfile de aromas, cores e sabores e uma variedade muito interessante de pratos compôs a etapa final do Festival Gastronômico Prato Típico de Ibiporã, nos dias 19 e 20 de março, na cozinha do CTTI, em Ibiporã. A realização é da administração municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT), com o apoio do SENAC Londrina (sua área de Gastronomia) e da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo de Ibiporã.

Na etapa final, nos dias 19/3 e 20/3, os técnicos do SENAC avaliaram os candidatos em todos os quesitos: organização e planejamento para a preparação da receita, boas práticas na manipulação de alimentos, tempo de entrega do prato e por fim a apresentação e conceito do prato para a banca de jurados.

Já os avaliadores da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura avaliaram somente os quesitos relacionados à apresentação e ao conceito do prato, mas que tinham grande pontuação e incluíam: apresentação visual, as técnicas utilizadas, o preparo do prato com o conceito e caracterização como Prato Típico da Ibiporã, o sabor, a textura e a criatividade do prato, com a utilização de ingredientes oriundos da região Norte do Paraná e de Ibiporã.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO EM EVENTO NO DIA 25/3

O resultado final, com a somatória da pontuação de todos os candidatos e a divulgação dos três primeiros colocados em cada categoria, será divulgado em um evento conjunto na próxima segunda-feira, dia 25/03, às 16h, no auditório do CTTI, na Praça Ciro Ibirá de Barros, 176 – Centro, com a presença de autoridades, parceiros do projeto e de todos os competidores, que receberão o seu avental confeccionado especialmente para o festival. Toda a população está convidada a prestigiar os novos “chefs” que brilharam no Festival.

 

20/03/2024 - Participantes na categoria Prato Principal

Maria Rosângela Pacheco – Polenta da Mamma Teresa

Mariana Pereira Oliveira – Sanduíche de carne de jaca com queijo mineiro grelhado

Wellington Luiz Valenzuela – Paella Caipira

Rafael Alves da Silva – Pizza Romana (Premium)

Georgina Ribeiro Piola – Torta de atum com beringela

João Paulo Telles – Queima do Alho (Prato Tropeiro)

Rosana Berto Santos – Frango com polenta (a candidata não pôde estar presente por motivo de saúde)

Rosileni Suguieda – Costelinha de porco ao molho barbecue de goiabada

 

DEPOIMENTOS DOS PARTICIPANTES E DA COMISSÃO ORGANIZADORA:

Marcelo Furuti (chef do SENAC Londrina): “Parabéns a todos os participantes! Todos os pratos estavam maravilhosos. Isso só mostra a força da gastronomia de Ibiporã! Parabéns também a toda equipe que proporcionou este festival pioneiro”

Jaime Kaster (comissão organizadora): “Encerrada a competição, só temos a agradecer e 'estender o tapete vermelho' para vocês, que se empenharam muito e surpreenderam a todos da Administração e da organização do festival em vários quesitos! Parabéns a todos, sem exceção! Todos os que passaram pelo local de provas nestes dois dias os parabenizaram. Gratidão também a toda equipe que ajudou a concretizar essa primeira realização”.

Fábio Giroldo (comissão de avaliação): “Parabéns a todos. Foi um show!”

Maria Rosangela Pacheco: “Obrigada. É ótimo poder colaborar com o município onde nasci, cresci e vivo”.

Neusa Vieira: “Agradeço imensamente a oportunidade que tive em apresentar o @bolinopao e poder colaborar com esse honroso evento da gastronomia ibiporaense”.

Adriely Brassaroto: “Muito obrigada pela oportunidade de poder participar desse festival e apresentar um pouco do nosso trabalho... Parabéns a todos os envolvidos nesse lindo trabalho... Deus abençoe grandemente!”

Rosilene Suguieda: “Agradecemos oportunidade de poder apresentar um pouco do nosso trabalho, gratos por poder contar com profissionais tão competentes e dedicados. O sucesso não teria sido atingido se não tivéssemos pessoas capazes construindo esses projetos. Foi o primeiro de muitos festivais gastronômico de Ibiporã. Parabéns a todos os envolvidos”

Georgina Piola: “Fiquei admirada com a equipe e todos que estiveram lá. Todos nós ficamos muito à vontade. Deus  abençoe e quando  tiver outro lá vamos nós!”

João Paulo Telles: “Parabéns a todos que estavam na organização e neste projeto que divulga a origem e a cultura de cada ibiporaense. Obrigado pela oportunidade de passar um pouco das nossas culturas e nossa história”.

Sônia de Souza Silva: “Quero parabenizar a todos os envolvidos nesse festival. Com certeza uma experiência única que cada um levará pra sua vida... Em virtude de alguns acontecimentos, quase não consegui participar... não foi exatamente como eu queria que fosse, mas procurei me doar por inteira pra esse momento. Que Deus abençoe grandemente a todos. Independente de qualquer resultado, você ter oportunidade de demonstrar o seu trabalho, se doar, é muito gratificante. Que venha o segundo festival! Com certeza esse serviu de experiência”.

Silvia Portela: “Quero agradecer ao Marcelo do SENAC, aos jurados e à equipe da Secretaria de Cultura pelo carinho com que fui recebida. Deus abençoe todos vocês. Foi uma honra ter participado de um evento tão especial como este para a cultura da nossa cidade”.

Lourdes Narcizo (secretária de Cultura e Turismo de Ibiporã): “Quero expressar a minha alegria e gratidão a todos que aceitaram o desafio de realizar esse festival! Foi fantástico ver a empolgação dos participantes, o cuidado com os produtos, o sentimento e a história em torno da receita, o capricho na montagem dos pratos e a satisfação de estarem conosco neste projeto corajoso e inovador. Agradeço à equipe do Senac na pessoa do Marcelo Furuti e da Marisa Bressan, extensivo a toda equipe dessa instituição. Sem vocês, nada disso seria possível. Muito obrigada a equipe de avaliadores que gentilmente se dispuseram e esse “sacrifício” de passar dois dias provando as delícias feitas com tanto carinho! Por fim, obrigada à minha equipe na pessoa do Jaime que abraçou por primeiro a ideia, do Roberto, Néia na confecção dos aventais, Mariana, Mara e Carol. Ninguém faz nada sozinho. E agradeço ao secretário Adaueber (Trabalho) e à Maíra pela cessão do espaço maravilhoso que nos possibilitou vivenciar esses momentos ímpares de nossa gastronomia e de escrever a nossa história.”

Confira os álbuns completos de fotos do Festival Prato Típico na página da SMCT no Facebook (clique aqui Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã) e também na Galeria de imagens abaixo.

1º Festival Gastronômico “Prato Típico de Ibiporã”

Realização: Prefeitura de Ibiporã/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT)

Apoio: SENAC Londrina e Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Ibiporã