Foi um sucesso a apresentação das receitas do “Prato Típico de Ibiporã” (parte 1 - Entradas)

Publicado em: 22/03/2024 12:15 | Fonte/Agência: Jaime Kaster, jornalista SMCT/ PMI

- Confira neste post os nomes e fotos dos finalistas na categoria Prato de Entrada (dia 19/3)

Um desfile de aromas, cores e sabores e uma variedade muito interessante de pratos compôs a etapa final do Festival Gastronômico Prato Típico de Ibiporã, nesta terça e quarta-feira, dias 19 e 20 de março, na cozinha do CTTI – Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã. O festival é uma realização administração municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT) e contou com o apoio do SENAC Londrina (sua área de Gastronomia) e da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo de Ibiporã.

O festival recebeu 26 inscrições na 1ª etapa, das quais 19 competidores foram para a 2ª etapa (de triagem e seleção das receitas) e na 3ª etapa ficaram 16 finalistas credenciados a preparar e apresentar seus pratos, dividindo o fogão, os fornos e as bancadas da cozinha do CTTI, que é destinada a cursos gratuitos oferecidos pelo Município na área de alimentação.

NIVEL DOS COMPETIDORES SURPREENDEU

Os resultados e o nível de preparo dos pratos surpreenderam em muito a organização, uma vez que a maioria não são profissionais do ramo e cozinham mais em casa, para a família e amigos. Outros já são experimentados na área e têm a sua clientela ou dirigem estabelecimentos.

“Quero expressar a minha alegria e gratidão a todos que aceitaram o desafio de realizar esse festival! Foi fantástico ver a empolgação dos participantes, o cuidado com os produtos, o sentimento e a história em torno da receita, o capricho na montagem dos pratos e a satisfação de estarem conosco neste projeto corajoso e inovador”, salientou a secretária de Cultura e Turismo de Ibiporã, Lourdes Narcizo.

O prefeito José Maria, que lançou a ideia e o desafio à Secretaria de Cultura e Turismo, de criar o festival para identificar os pratos típicos da cidade, passou duas vezes pelo local de provas para conferir os trabalhos e a movimentação. “Parabenizo a todos os participantes pelo esmero e pela originalidade dos pratos e por abraçarem com carinho essa proposta e virem aqui mostrar o seu talento. Esse evento visa impulsionar futuras ações na área do turismo gastronômico”, afirmou o prefeito.

AVALIAÇÃO DOS PRATOS

Participaram como membros da Comissão Técnica de Avaliação dos Pratos os seguintes profissionais, sendo dois da área de gastronomia do SENAC Londrina e três indicados pela SMCT, que avaliaram a história e a proposta do prato relacionada às raízes culturais, tradições e hábitos da população de Ibiporã. Foram eles:

1. Marcelo Colvero Furuti – SENAC (avaliador na 2ª e 3ª Etapas);
  2. Jonas Pereira Marquezetti – SENAC (2ª Etapa) e Marisa Grosse Bressan – SENAC (3ª Etapa);
  3. Roberto Aparecido Vicare de Carvalho – SMCT;
  4. Jaime dos Santos Kaster – SMCT;
  5. Fábio Alessandro Giroldo – PMI e Marita Vargas – PMI (suplente).

Na etapa final, nos dias 19/3 e 20/3, os técnicos do SENAC avaliaram os candidatos em todos os quesitos: organização e planejamento para a preparação da receita, boas práticas na manipulação de alimentos, tempo de entrega do prato e por fim a apresentação e conceito do prato para a banca de jurados. Já os avaliadores da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura avaliaram somente os quesitos relacionados à apresentação e ao conceito do prato, mas que tinham grande pontuação e incluíam: apresentação visual, as técnicas utilizadas, o preparo do prato com o conceito e caracterização como Prato Típico da Ibiporã, o sabor, a textura e a criatividade do prato, com a utilização de ingredientes oriundos da região Norte do Paraná e de Ibiporã.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO NO DIA 25/3 (segunda-feira)

O resultado final, com a somatória da pontuação de todos os candidatos e a divulgação dos três primeiros colocados em cada categoria, será divulgado em um evento conjunto na próxima segunda-feira, dia 25/03, às 16h, no auditório do CTTI, na Praça Ciro Ibirá de Barros, 176 – Centro, com a presença de autoridades, parceiros do projeto e de todos os competidores, que receberão o seu avental confeccionado especialmente para o festival. Toda a população está convidada a prestigiar os novos “chefs” que brilharam no Festival.

Confira os finalistas e os pratos apresentados na etapa final:

Dia 19/03/2024 - Categoria Prato de Entrada

Nidelcy Angelyta Carvalho Silva – Torresmo da Ny (torresmo de rolo/ Panceta)

Sônia de Souza Silva – Explosão de sabores (Coxinha)

Cláucia Alves da Silva – Torresmo no rolo

Neusa Aparecida Vieira – Bolinho de carne no pão

Sérgio Alexandre Suguieda – Tilápia Frita

Silvia Madalena Duarte Portella – Bolinho crocante de mandioca com calabresa

Adriely Carolina Brassaroto – Torresmo pra lá de bão

Aracele Pedro – Frango frito

- Confira os álbuns completos de fotos do Festival Prato Típico na página da SMCT no Facebook (clique aqui Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã) e também na Galeria de imagens abaixo.

1º Festival Gastronômico “Prato Típico de Ibiporã”

Realização: Prefeitura de Ibiporã/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT)

Apoio: SENAC Londrina e Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Ibiporã