Cultura encanta e surpreende o público durante desfile natalino

 

Publicado em: 20/12/2022 09:45 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Whatsapp

 

Cultura encanta e surpreende o público durante desfile natalino

Desfile da SMCT mostrou um pouco do aprendizado e talento dos nossos alunos em diferentes manifestações artísticas

Uma noite de muitas cores, luzes, magia e encanto, com destaque para os principais símbolos do Natal. Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT), outras secretarias municipais, e a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), promoveu na sexta-feira (16) um desfile natalino a céu aberto para que a população, que lotou a Avenida Paraná, se maravilhasse com mais um evento do Natal de Paz e Luz.

Com cerca de uma hora de duração, o cortejo, com cerca de 250 integrantes, entre servidores municipais das Secretarias de Administração, Assistência Social, Cultura e Turismo, Esportes, Educação, Obras, atletas, funcionários, voluntários e alunos da Escola de Formação e Cidadania (Esforci), da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), pais e estudantes da Rede Municipal de Ensino, alunos dos cursos livres ofertados gratuitamente pela SMCT, e o grupo do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), saiu da rotatória próxima ao Banco do Brasil e finalizou na Caixa Econômica Federal, depois de percorrer parte da Avenida Paraná/Santos Dumont. “No ano passado esse desfile foi um sucesso. Então decidimos unir esforços e dar continuidade a algo tão especial na cidade, que em 2022 está completando 75 anos. Nossa população merece, e claro, tem muita gente envolvida para garantir que este evento seja lindo e fique registrado na memória dos cidadãos”, ressaltou a coordenadora do “Natal de Paz e Luz” e presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira.

Com música, dança, alas e carros, o espetáculo de Natal ressaltou os principais personagens da data, o Presépio Vivo, a Fábrica do Natal, representando o trabalho da APMIF na confecção da decoração natalina que enfeita a cidade; a magia dos presentes e o sonho do Velho Noel, que desfilou de trenó, acompanhado da Mamãe Noel, gnomos e crianças.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo foi representada pela secretária da pasta, Lourdes Narcizo, servidores, professores e alunos dos 13 cursos livres ofertados gratuitamente à população. Com o tema “Arte que Encanta”, a ala do curso de Música abriu a apresentação, com o desfile de alguns instrumentos.

Em seguida, alunos e professores do curso de Ballet da SMCT desfilaram com alguns figurinos do espetáculo “A Bela e a Fera”, apresentado por 130 bailarinos, do baby ao Ballet adulto – uma novidade implantada este ano – para mais de 1500 pessoas neste mês, no palco do Cine Teatro Padre José Zanelli.

O curso de Artes Visuais também se fez presente, com os alunos do curso de Desenho desfilando com camisetas cujas estampas foram produzidas por eles mesmos.

Com mais de 200 alunos matriculados, o curso de Teatro trouxe parte do elenco do espetáculo “O Mágico de Oz”, apresentado gratuitamente à população no final de novembro, também no Cine Teatro, com os figurinos do musical.

Fechando a participação da SMCT, a Biblioteca Pública Municipal mostrou o seu projeto “A Hora do Conto”, que incentiva a leitura por meio de sessões de contação de histórias de clássicos da literatura infantil, para alunos da Rede Municipal de Ensino. Cinderela, a Bela e a Fera, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve com os sete anões, Soldadinho de Chumbo e a bailarina, e a bruxa da Branca de Neve abrilhantaram o desfile, deixando o momento ainda mais encantador.

“A cultura é um dos principais ativos de Ibiporã, pois forma artisticamente nossas crianças e jovens, inclui social e culturalmente, atrai visitantes para a nossa cidade e movimenta a economia local. Atendemos a quase mil pessoas, entre cursos ofertados gratuitamente na sede da secretaria, e nas oficinas ministradas nos espaços descentralizados. No desfile, a SMCT apresentou um pouco do aprendizado e talento dos nossos alunos em diferentes manifestações artísticas”, comentou Lourdes Narcizo.

Durante o desfile, o público ainda pode assistir às apresentações musicais das crianças, adolescentes e idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); e de karatê, BMX e capoeira, algumas das dezenas de modalidades atendidas pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (Serla). “Ibiporã celebra seus 75 anos neste 2022, e o Natal de Paz e Luz vem para consagrar um ano de desafios, mas de muitas conquistas. Dois mil e vinte e três será contemplado também com várias realizações e como de costume, vamos celebrar juntos!”, registrou o prefeito José Maria Ferreira.

 

Orquestra Sinfônica “Arte & Vida”

 

Uma das novidades do desfile natalino deste ano foi a participação da Orquestra Sinfônica “Arte e Vida”, de Arapongas. Sob a regência do maestro Claudemir Trevisan, a orquestra veio com cerca de 35 integrantes, entre músicos voluntários, e alunos das oficinas de sopro, percussão e cordas do Centro de Convivência Arte & Vida de Arapongas.

 

No repertório, clássicos da MPB como “Anunciação”, “Disparada”, “Garota de Ipanema”, “Xodó”, e canções natalinas com arranjos e adaptações da própria orquestra. A Orquestra Arte & Vida foi fundada em 2014 e tem o objetivo de formação, difusão musical e a formação de plateia, com manutenção dessas ações através de recursos oriundos da Lei Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, integrando músicos e alunos do ciclo avançado das oficinas de sopro e cordas do Centro de Convivência Arte & Vida. O Centro foi fundado em 2005 e atende hoje, mais de 400 crianças, adolescentes, jovens e adultos em diversas oficinas.

Logo após o desfile, o público cantou e dançou ao som de sucessos sertanejos com o show da dupla ibiporaense João Marques e Carla, no palco da Praça Pio XII.

*** Confira mais fotos 2º Desfile de Natal de Paz e Luz de Ibiporã e a live da transmissão ao vivo em nosso Facebook: https://www.facebook.com/culturaibipora