Ballet Art apresenta “A Bela e a Fera” como espetáculo de fim de ano

Publicado em: 01/12/2022 12:15 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Ballet Art apresenta “A Bela e a Fera” como espetáculo de fim de ano

Ballet será apresentado nos dias 2,3 e 4, no Cine Teatro

Da literatura ao cinema: o conto de fadas francês "A Bela e a Fera" é a montagem escolhida pelo Ballet Art de Ibiporã, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), para marcar o final de ano dos alunos do curso de ballet, e o retorno das apresentações de um grande espetáculo aberto ao público após dois de pandemia de Covid-19.

O balé, a ser apresentado nos dias 2,3 e 4 de dezembro, no palco do Cine Teatro Padre José Zanelli, será composto por cerca de 130 alunos, do baby class ao adulto, além das participações dos professores Stephany Rodrigues (Bela), Eduardo Ávila (Fera), e Maria Eduarda Leal (Rosa), e de alunos do curso de teatro da SMCT.

Com uma hora de duração, o espetáculo é baseado no conto de fadas A Bela e o Monstro, de Jeanne Marie LePrince de Beaumont (1756), e inspirado no musical de animação A Bela e a Fera, (1991), de Walt Disney, e na montagem realizada pela Escola de Dança do Teatro Guaíra em 2016, para comemorar os 60 anos da EDTG. “Estamos há cerca de quatro meses ensaiando este espetáculo, que promete encantar o público, pois é uma história muito conhecida, por ter uma linda mensagem. As coreografias, cenário, figurino, foram pensados para que os espectadores tenham a sensação de que estão vivenciando a história. Acredito que será um sonho no palco”, explica a coordenadora do Ballet Art de Ibiporã, Stephany Rodrigues.

“O curso de ballet da SMCT tem muita tradição e o espetáculo de final de ano é sempre muito aguardado e prestigiado pela população, ainda mais após este hiato de dois anos sem apresentações presenciais. É um momento especial, onde cada aluno terá a oportunidade de mostrar o resultado de um ano inteiro de estudo aos parentes e amigos, além de desenvolver habilidades fundamentais em qualquer carreira ou momento da vida, como lidar com as emoções, interpretação e movimento”, ressalta a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo.

Os figurinos foram desenhados pela professora do curso de desenho da SMCT, Pillar Santana, e confeccionados por cinco costureiros. O cenário, feito em banner, foi pensado para dar uma sensação de tridimensionalidade.

Na história, a jovem Bela, numa tentativa de salvar o seu pai, acaba presa dentro do castelo onde vive um monstro. Apesar da tentativa de ser rude, a Fera esconde muitas qualidades que fazem com que a camponesa se apaixone. O que ela não sabe é que a Fera é, na verdade, um príncipe aprisionado no corpo de um animal por conta de uma maldição. A paixão que nasce entre os dois faz com que o feitiço se quebre.

APRESENTAÇÕES

O espetáculo será apresentado em três dias, todos abertos ao público. A primeira apresentação, na sexta-feira (2) às 13h30, será para alunos da Rede Municipal de Ensino de Ibiporã. Dia 3 de dezembro, um sábado, às 20 horas; e 4, domingo, às 16 horas.

INGRESSOS - Uma carga de ingressos é distribuída diretamente aos pais para que os familiares possam assistir e conferir a evolução de seus filhos ao longo do ano. Para o restante do público, os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do Cine Teatro - dependendo da disponibilidade - uma hora antes de cada apresentação.

Sobre o Ballet Art de Ibiporã

Fundada em 1990, a Ballet Art de Ibiporã é uma instituição sem fins lucrativos mantida pelo governo municipal. A escola mantém a concessão de bolsa de estudo a todos os alunos residentes no município. A Ballet Art de Ibiporã desenvolve atividades educacionais e pedagógicas e oferece vagas femininas e masculinas.

Este ano, a escola de ballet passou por uma atualização de seu projeto político pedagógico, passando a trabalhar com uma nova metodologia de ensino - método de ensino russo Vaganova, desenvolvido pela dançarina e pedagoga russa Agrippina Vaganova. Neste método, busca-se o aprendizado de forma gradual e ressalta-se a consciência corporal do aluno a cada movimento. A ênfase é para que se dance com o corpo inteiro, ao invés de executar movimentos mecânicos. O curso possui oito anos em sua formação nos níveis; básico; médio; e avançado.

Atualmente, a Ballet Art possui cerca de 170 alunos matriculados no curso livre gratuito de ballet clássico, em turmas que vão do Baby ao Adulto (turmas noturnas, abertas este ano).

Exposição de desenhos"A Bela e a Fera"

No período de 2 a 19 de dezembro, o público também poderá prestigiar, no saguão do Cine Teatro, a exposição “A Bela e a Fera”, com trabalhos dos alunos do curso de desenho da SMCT tendo como referência os personagens do conto de fadas. “São sketchbooks (caderno de esboços) utilizando técnicas mistas (aquarela, pastel oleoso), para estudo dos personagens, e desenhos com grafite e pinturas com PVA sobre papel canson”, explicam as professoras Pillar Santana e Victória Manoel.

Os visitantes também poderão conferir uma mostra de trabalhos dos alunos do curso de cerâmica, sob a coordenação da professora Maria Aparecida dos Santos. São cerca de 50 peças, de 16 alunos, entre peças decorativas, presépios estilizados e arranjos natalinos.

Mais informações: 31780215.