Público prestigia concerto do Quinteto Metais do Paraná em prol do PIME

Publicado em: 23/09/2022 13:06 | Fonte/Agência: De Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Executando um repertório marcado pela variedade de obras e estilos, o Quinteto Metais do Paraná (QMP) abrilhantou a noite de quinta-feira (22) com uma bela apresentação no palco do Cine Teatro Padre José Zanelli. O evento contou com as presenças de representantes do Poder Público, autoridades eclesiásticas, representantes de entidades e associações de Ibiporã e famílias.

Promovido pelo Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), e apoiado pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (PMI), o "Concerto para as Missões" teve uma causa nobre - ajudar as missões dos padres do PIME na Diocese de Bafatá, na Guiné-Bissau (África). É a Diocese que teve como bispo Dom Pedro Zilli, de Ibiporã, que faleceu em março de 2021, em decorrência da Covid. Toda a arrecadação do show será direcionada para o custeio dos trabalhos missionários na Guiné Bissau. Solidários à causa, os músicos também não cobraram cachê para se apresentar em Ibiporã.

O convite partiu do músico da Orquestra Sinfônica da UEL, Marcos Pelisson, amigo de integrantes do quinteto e também dos padres do PIME, particularmente do padre João Giomo, coordenador do evento. Padre João trabalhou como vigário e pároco na Matriz de Ibiporã entre os anos de 1966 e 1990.

O QMP é formado por Cícero Cordão (trompete), Arthur Fernandes (trompete), Marcelo das Virgens (trompa), Gilberto de Queiroz (trombone) e Guilherme Efrom (trombone baixo – tuba). O quinteto foi criado em 1993 e realiza apresentações com objetivos variados, como concertos didáticos, festivais e concertos de gala em teatros de várias cidades do Paraná.

Fazendo uso da palavra, padre João Giomo falou desta ação cultural e do trabalho missionário dos padres à frente do PIME. Prestigiando o concerto, o prefeito José Maria Ferreira destacou os trabalhos da congregação, que deixou a sua marca na história de Ibiporã, pois está no município desde 1948, quando aqui chegaram, vindos da Itália, os padres Leone Gervasoni e José Zanelli, o qual dá nome ao cine teatro.

DOM PEDRO ZILLI e A MISSÃO NA GUINÉ

Missionário na Guiné-Bissau desde 1985, quando foi ordenado sacerdote, em Ibiporã, e enviado à África, Dom Pedro Zilli sempre buscou aproximar o Município e o Paraná desta missão que desenvolvia na Guiné. Após trabalhar 16 anos como padre, em 2001 foi nomeado como 1º bispo da Diocese de Bafatá, onde viveu até sua morte, de Covid, no dia 31 de março de 2021.

Durante todos esses anos, Dom Pedro promovia – junto com os padres do PIME e lideranças da Paróquia –, ações solidárias com o objetivo de destinar recursos às ações sociais e o trabalho realizado em Bafatá. Após sua morte, prosseguiram as promoções para levantar recursos para a missão, sendo as duas últimas uma feijoada beneficente e as vendas obtidas com a Barraca do PIME na 44ª Festa Junina de Ibiporã, ambas em 2022.