Alunos da Escola Almerinda vêm estudar História no Museu do Café

Publicado em: 20/04/2022 11:35 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/ Museus/ SMCT/ PMI

Quatro grupos de alunos do 3º e 4º Anos da Escola Municipal Almerinda Felizeti do Nascimento estiveram neste dia 18/04, de manhã e à tarde, em visita ao Museu do Café de Ibiporã, prédio histórico da antiga Estação Ferroviária da cidade. Vieram acompanhados de professoras e com objetivos temáticos, para conhecerem melhor a história local e dos nossos antepassados, para auxiliar nos conteúdos de história e geografia que estão estudando em sala de aula. Foram recebidos por Jaime Kaster e Cida Ribeiro.

Os alunos do 4º Ano, coordenados pela professora Silvia Portela, estiveram para conhecer a história material (objetos em exposição no museu). Um dos temas eram vestígios e artefatos de indígenas que habitaram as margens do Rio Tibagi, do lado de Ibiporã, no século XIX, no caso o Aldeamento de São Pedro de Alcântara, iniciado em 1854. O Museu guarda peças de cerâmica indígena que seriam do aldeamento. Acompanharam também em vídeo relatos dessas ocupações indígenas, que possuem registros em livros e documentos.

Já os alunos dos 3º Anos, coordenados pelas professoras Josilene Margonato de Oliveira, Rosimar Garcia e Amanda Caputi vieram com o objetivo de estudar fontes históricas (livros e relatos escritos), visuais (fotografias e imagens) e orais (história oral). Por esse motivo, assistiram aos depoimentos orais de pioneiros que gravaram entrevistas e constam nos filmes “Contos e Causos – História Viva de Ibiporã”. Também conferiram as publicações históricas disponíveis no museu (livros) e fotografias (fontes visuais) estampadas nos painéis das exposições “Estação Ferroviária” e “Café: Nossa História”.

Confiram fotos da garotada nos espaços do museu e no pátio ferroviário:

O Museu do Café fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Endereço: Av. Prefeito Mário de Menezes, 1113 – Visitas de grupos precisam ser agendadas pelos fones (43) 3178-0392 ou 3178-0215.