Casal de São Carlos visita espaços de cultura e memória de Ibiporã

Publicado em: 22/11/2021 11:11 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Casal de São Carlos visita espaços de cultura e memória de Ibiporã

O casal Lucas e Natália Castro, em visita ao Museu Histórico e de Artes de Ibiporã

Na última quinta-feira (18), recebemos o casal Lucas e Natália Castro, de São Carlos, interior de São Paulo, para conhecer os espaços culturais e de memória de Ibiporã. Eles visitaram o nosso município por indicação do pai de Natália, Olavo de Almeida Freitas, que reside em Londrina, e conheceu o artista plástico Henrique de Aragão em uma visita que fez a Ibiporã na década de 70, quando ainda morava em São Paulo.

O casal foi recebido pelos jornalistas Jaime Kaster e Caroline Vicentini e conheceram a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, o Museu Histórico e de Artes (MHAI), o Cine Teatro Padre José Zanelli, o Centro do Artesanato de Ibiporã, e os projetos históricos e de preservação da memória local realizados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

Lucas e Natália ficaram encantados com o acervo da Casa de Artes, onde se encontram muitas obras de Henrique de Aragão e outros artistas locais, e a beleza e grandiosidade do nosso Cine Teatro.

Atendendo ao pedido do jornalista Jaime Kaster, o pai de Natália encaminhou este relato sobre como foi bem recebido por Henrique de Aragão quando visitou Ibiporã:

“Conheci o Henrique de Aragão Aragão, numa visita que fiz a Ibiporã no início da década de 70. Eu morava em São Paulo e com mais alguns amigos, membros do Gen2 (segunda geração do Movimento dos Focolares), a convite dos Gen2 de Ibiporã: Claudemir Rossato (Brasa), os irmãos gêmeos Francisco Martins e Tião, Nelson Keller, José Cândido, viemos ajudá-los a realizar no salão paroquial da igreja matriz, uma "Jornada Gen2" para jovens do norte do Paraná.

A par o fato da participação na Jornada ter sido um sucesso, fiquei encantado e admirado quando fomos conhecer pessoalmente o Henrique. Com muita simplicidade ele nos mostrou sua casa, um espaço de arte e cultura, como pouquíssimas cidades brasileiras têm. Recordo-me de ter visto um "discípulo" do Henrique entalhando um grande baú de madeira. A casa era de madeira, muito comum na época. Não obstante o seu tamanho, que não era enorme, admirei o modo como havia harmonia e espaço para pinturas, fotografia, projeções de slides e cinema, teatro, dança, etc...

Alguns anos mais tarde, visitando a "casa - museu" do Cândido Portinari, na pequena cidade paulista de Brodósqui, me lembrei com saudades da casa do Henrique de Aragão aqui em Ibiporã, uma pérola rara nesse país e, quem dera, pudesse ser visitada por muita gente.”

Visitas

Com a desaceleração da pandemia de Covid-19 em nosso país, os espaços de cultura e memória de Ibiporã foram reabertos à visitação pública. Dentre as opções de visita estão o Centro do Artesanato, a Casa de Artes, o Museu Histórico, o Museu do Café, o Cine Teatro Padre José Zanelli e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Lembrando que todos os grupos maiores ou escolas precisam agendar antecipadamente as visitas pelos telefones 3178-0215/ 3178-0216 (Secretaria) ou 3178-0392 (Museu do Café).