Visitas aos Museus e à Casa de Artes de Ibiporã

 

Publicado em: 11/11/2021 10:41 | Fonte/Agência: Jaime Kaster - jornalista/ SMCT / PMI

Whatsapp

 

 

Semanas atrás recebemos a visita de uma família de Londrina que queria conhecer os museus de Ibiporã e os projetos históricos e de preservação da memória local realizados aqui. Leonardo Salgado, integrante do Elos Clube Internacional (entidade que trabalha para a defesa e preservação da língua portuguesa e também para a salvaguarda da cultura e história dos países que falam esta língua) trouxe seus pais, Nestor e Solange Salgado, de Londrina, para conhecerem os espaços.

Foram recebidos por Jaime Kaster no Museu Histórico e de Artes (MHAI) e na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, depois desceram ao Museu do Café, onde foram recebidos por Cida Ribeiro e Fátima Rocha. “Vocês têm lindos espaços aqui em Ibiporã e, pelo Elos, podemos trocar experiências voltadas à preservação da cultura brasileira”, disse Leonardo.

A Casa de Artes e o Museu Histórico foram reabertos à visitação em maio deste ano, após ter passado o período mais severo da pandemia. Já o Museu do Café permaneceu aberto, porém para visitas agendadas e com poucas pessoas.

A partir de agosto deste ano, principalmente após os eventos da 15ª Primavera dos Museus – que ocorreu de 20 a 24 de setembro e reuniu estudantes, famílias e o público da Terceira Idade –, as visitas se intensificaram e a equipe de museus da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo passou a receber grupos maiores e escolas, para visitas guiadas, apresentações e exibição de documentários em vídeo sobre a história de Ibiporã.

Lembrando que todos os grupos maiores ou escolas precisam agendar antecipadamente as visitas pelos telefones 3178-0215/ 3178-0216 (Secretaria) ou 3178-0392 (Museu do Café).