Prefeito José Maria apresenta nova secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo

Publicado em: 07/10/2021 13:24 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini e Jaime Kaster/SMCT/PMI

Lourdes Narcizo foi recepcionada pelo prefeito José Maria e servidores da SMCT

O prefeito José Maria Ferreira reuniu nesta quarta-feira (06) os servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) para apresentar a nova secretária da pasta. Lourdes Narcizo assume no lugar de Luciano Betiate, que estava desde o início do ano e deixou a administração para cuidar de compromissos profissionais.

A equipe de servidores da Secretaria acolheu com entusiasmo a nova secretária, na apresentação ocorrida no Cine Teatro Padre José Zanelli.

Acompanhado do secretário de Administração, Gestão de Pessoas e chefe de gabinete, Juarez Afonso Ignácio, e da presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF) e primeira-dama, doutora Eliana Eik Borges Ferreira, o prefeito deu as boas vindas à nova secretária, ressaltando a sua experiência, dinamismo e capacidade de fazer gestão. “A Lourdes Narcizo fez um primoroso trabalho nas minhas duas gestões anteriores à frente da Secretaria do Trabalho. É uma mulher firme, determinada e empenhada em servir à população. Creio que ela virá com o mesmo entusiasmo, sentimento de realizar, somar, para esta nova empreitada. Desejo a Lourdes sucesso, e conto com o apoio de cada servidor para cumprirmos da melhor forma a missão desta secretaria, que é a de garantir o acesso democrático aos bens culturais e o direito à sua fruição, fortalecendo os vínculos com a cidade, estimulando atitudes críticas e cidadãs e proporcionando prazer e conhecimento”, ressaltou o prefeito.

Ao fazer uso da palavra, Lourdes Narcizo enfatizou que se sentiu muito honrada com o convite para coordenar uma pasta tão importante e grandiosa. “Estou muito feliz e entusiasmada em integrar novamente a equipe de uma gestão do José Maria, pois ele é um gestor por excelência. Estou aqui para contribuir e levar o projeto do governo adiante. Somos um time e o técnico por enquanto sou eu, então vamos jogar juntos para melhorar o que já está bom”, frisou a nova secretária.

Natural de Borda da Mata, Minas Gerais, Lourdes Narcizo é graduada em Pedagogia, estudou Orientação Educacional na instituição de ensino Cesulon, hoje Unifil (Londrina), e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pelo Senai. Também é certificada em mediação e arbitragem avançada pela Sfera Instituto. É professora da área de educação especial do Estado, com quadro décadas de atuação.

Foi vereadora na Câmara Municipal de Ibiporã no período de 1.996 a 2.008 e secretária municipal do Trabalho, Emprego e Renda e gerente da Agência do Trabalhador em dois mandatos do prefeito José Maria Ferreira – 2009 a 2012 e 2013 a 2016.

Atividades e espaços abertos

Em Ibiporã, os espaços da Cultura e Turismo estão abertos à população desde o mês de abril para atividades presenciais e visitas, mantendo-se todos os cuidados necessários de prevenção à saúde, o que garantiu um retorno seguro do público aos espaços e dos servidores a todas as atividades. Os cursos de ballet, música, teatro e artes plásticas estão com aulas presenciais e os alunos sendo preparados para os espetáculos de final de ano, que acontecerão em novembro e dezembro.

Enquanto alguns museus e bibliotecas de outros municípios da região e os órgãos estaduais de cultura estão retornando somente agora para receber o público, em Ibiporã a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, se antecipou e vem oferecendo os serviços presenciais à população desde o primeiro semestre, e agora em setembro passou a receber também grupos de escolas, professores, turistas e idosos.

Alguns exemplos de espaços culturais que estão abertos são a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, o Museu do Café, o Museu Histórico e de Artes (MHAI) e o Cine Teatro Padre José Zanelli, que vem retomando a realização de palestras e eventos com públicos de até 200 pessoas. O próprio cinema de Ibiporã retornou no mês de agosto com exibição de filmes diários.