Estação Ferroviária de Ibiporã

Publicado em: 12/07/2010 11:36

Foi realizado na última sexta, 9 de julho, às 8h, um Mutirão de limpeza da Estação Ferroviária de Ibiporã. Uma ação da Prefeitura Municipal de Ibiporã com a colaboração da equipe do Samae, funcionários da Fundação Cultural e funcionários do Barracão, por meio da Secretaria de Obras.

A estação ferroviária de Ibiporã foi doada ao município em 2009. O terreno no valor de aproximadamente 3 milhões de reais foi concedido pela União ao município para a revitalização do espaço e para a construção do Centro Sócio - Educativo que terá um investimento de 1,4 milhão de reais. Recurso da união e contrapartida do município.

Segundo o Arquiteto e Secretário de Planejamento, Júlio Dutra, responsável pelo projeto de revitalização do espaço, foi um processo que demandou muito empenho da administração, pois é uma grande área e que está em estado de degradação. \"Elaboramos um projeto de revitalização, construção e de restauro em alguns prédios que têm bastante importância pelo fato de contribuir com a história do município. Como é o caso do prédio da estação que deverá ser preservado e realizado um trabalho de resgate de alguns elementos arquitetônicos importantes\", esclarece.

O Imóvel que pertencia à União só veio para o município na condição de que o espaço tivesse apropriação pública e de caráter cultural determinado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico da União). O arquiteto Julio Dutra lembra que o projeto teve que ser apresentado ao IPHAN, que analisou para que houvesse a aprovação.

A antiga Estação Ferroviária dará espaço para o Museu do Café, uma Vila SocialPraça de Convivência, um Centro Sócio Educativo que abrigará: um anfiteatro, um espaço para a Secretaria de Educação e uma administração de todo o espaço e de promoção das atividades que será implantado nas casas geminadas. \"Ibiporã está ganhando um grande presente, pois nossa memória estará sendo tratada com respeito, além do mais todo o entorno será valorizado e passará por uma grande transformação e mais valorização\", afirma Dutra. com um Centro de Produção que atenderá ao CCI (Centro de Convivência dos Idosos), junto com uma

O Mutirão faz parte do projeto Casa Arrumada. Estiveram presentes a Prefeita Sandra Moya, o Secretário de Planejamento, Júlio Dutra e o Assessor do Deputado Federal André Vargas, Olivan Tressi.

Ana Maria Borges de Alcantara Mtb 8038