Irmãs visitam Museu do Café e Centro do Artesanato

Publicado em: 17/06/2013 13:25

Nesta segunda-feira (17/6) pela manhã, um grupo de freiras que está em Ibiporã para as comemorações dos 50 anos da presença das Irmãs Servas da Caridade no Brasil, visitou o Museu do Café e o Centro do Artesanato de Ibiporã, para levar para os seus países algumas lembranças da história e da arte desenvolvida no município.

No museu, que é a antiga Estação Ferroviária local, elas foram recebidas pelo prefeito José Maria, e no Centro do Artesanato, pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra. As irmãs se impressionaram com os produtos feitos pelos artesãos locais e receberam livros, DVDs e folders que mostram um pouco do trabalho realizado pela administração de Ibiporã.

Compuseram o grupo as seguintes irmãs: Carmelisa Silva da Paixão (de São Paulo, delegada regional da Congregação no Brasil); Lina Dusi (italiana), Izabel Cristina dos Santos e Ângela Maria da Rosa (que atuam em Ibiporã, no Lar Padre Leone); Iva Jelic e Klementina Banazic (ambas da Croácia, mas trabalham no Equador); Angela Berta (da Itália - trabalha no Ecuador), Mercedes Herrera Uribe (é do Equador e atua no País), Carmela Zaninoni (vigária da Congregação, atua na Itália), Maria Pessotti (Itália) e Juliana Angelita Machado (São Paulo). Elas vieram acompanhadas pela pioneira de Ibiporã, Maria Rossato.

A CONGREGAÇÃO

As irmãs participaram no domingo (dia 16) de uma missa na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz (Matriz de Ibiporã) que marcou o Jubileu de Ouro da presença da congregação no Brasil. Com sede em Brescia, na Itália, a congregação se estabeleceu no Brasil em Ibiporã, no dia 13 de junho de 1963.

O primeiro local de trabalho delas foi o Hospital Cristo Rei, entre 1963 e 1980. Em 1979 assumiram o Lar Padre Leone (asilo), onde até hoje cuidam de idosos e andarilhos e promovem sessões de fisioterapia, musicalização, oração do terço e outras atividades terapêuticas.

Atualmente, a congregação está presente na Itália, Brasil, Croácia, Equador, Ruanda, e Burundi.

VEJA AS FOTOS NA GALERIA ABAIXO

CLIQUE NA 1° FOTO DA GALERIA E VEJA O ALBUM COMPLETO.