Secretaria conhece exemplo do turismo em Barcelona

Publicado em: 13/06/2013 16:29

Com o objetivo do conhecer as alternativas de desenvolvimento turístico que deram certo em outras cidades, o secretário municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, Julio Dutra, e funcionários da Secretaria estiveram em Londrina nesta quinta-feira (13/6), a convite do Sebrae, para conhecer as ações que serão iniciadas no programa Paraná MICE, que visa o desenvolvimento do turismo de eventos no Estado.

A sigla MICE (Meetings, Incentives, Congresses and Exhibitions) designa eventos criados para atrair novos públicos à cidade, diferentes daquele turista que já procura a região em razão dos atrativos que ela possui (como recursos naturais, elementos históricos ou arquitetônicos). E é isso que querem o Sebrae e as entidades que estão liderando o Paraná MICE: criar novos eventos no Estado para atrair outros turistas e mais negócios.

Participaram da apresentação do programa o diretor de Operações do Sebrae-PR, Julio César Agostini, de Curitiba; e o gestor de turismo do Sebrae Londrina, Sérgio Ozório.

IBIPORÃ

Ibiporã já é um destino turístico do Norte do Paraná, participando da Rota do Café desde 2010, lembra o secretário Julio Dutra. \"Estamos buscando agora desenvolver mais o turismo local, aproveitando o potencial natural que já temos (como é o caso do Rio Tibagi) e para isso queremos atrair investimentos privados\", afirmou.

Ele acrescenta que a participação de Ibiporã é importante neste processo de desenvolvimento do turismo regional. \"Em breve Ibiporã terá seu Plano Municipal de Turismo. Por ser próxima a Londrina e ter diferenciais culturais, com certeza Ibiporã pode ser um grande atrativo para visitantes.

O CASO BARCELONA

Para apresentar um modelo de sucesso em turismo de eventos, O Sebrae trouxe um integrante do Comitê Executivo que participa da divulgação de Barcelona como destino turístico: Ángel Díaz, presidente da consultoria ALS - Advanced Leisure Services.

Para o espanto de todos, ele apresentou que, em apenas 20 anos, Barcelona quadruplicou o número de seus visitantes em razão do plano de desenvolvimento do turismo de eventos que foi implementado na cidade em 1993: o número pulou de 1,7 milhão de pessoas por ano em 1990, para 7,4 milhões/ano em 2012. E um detalhe: destes, 75% são turistas internacionais, ou seja, que deixam mais dinheiro na cidade.

Com isso, Barcelona se tornou também o 3º maior destino turístico da Europa, ficando atrás somente de Paris e Londres, e é hoje o 3º maior destino de cruzeiros marítimos do mundo.

Para se chegar a esse sucesso teve que haver planejamento e investimento, iniciado em 1993 em função das obras de infraestrutura que foram deixadas pela realização dos Jogos Olímpicos de 1996.

GOVERNO E SETOR PRIVADO

O governo municipal, entidades de fomento e a Câmara de Comércio estabeleceram uma parceria público-privada (PPP) e fizeram um aporte inicial, em 1993, de 2 milhões de euros (sendo 1 milhão do poder público e 1 milhão do setor privado) para a criação do Plano de Desenvolvimento Turístico de Barcelona.

Esse plano teve intervenções do poder público na legislação municipal, criando incentivos para mudanças nos prédios em algumas regiões da cidade, revitalizou-se toda a região portuária, que estava degradada, e foram construídos novos espaços públicos e hotéis em áreas que antes não eram visitadas. Hoje Barcelona tem 352 grandes hotéis, em comparação com apenas 118 que tinha em 1990.

VEJA AS FOTOS DO EVENTO DO SEBRAE NA GALERIA ABAIXO.

CLIQUE NA 1ª FOTO DA GALERIA E VEJA O ÁLBUM COMPLETO.