Concurso estimula a criação de receitas com café

Publicado em: 04/06/2013 12:45

Com o objetivo de estimular a criação de receitas à base de café, que é o principal elemento de identificação do Norte do Paraná, o Governo de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está realizando o 3º Concurso \"Sabores do Café\", com a participação das entidades que manterão barracas na 37ª Festa Junina Municipal, que começa neste sábado (8) e vai até o dia 16 de junho.

Nesta segunda-feira (03/6), o secretário municipal de Cultura e Turismo e também organizador do concurso, Julio Dutra, recebeu os convidados e representantes das entidades no Centro do Artesanato de Ibiporã, para o julgamento das melhores receitas (doces e salgadas). O local escolhido não foi por acaso, afinal o Centro do Artesanato - mantido pelo poder público municipal - faz parte do roteiro oficial da Rota do Café, do Sebrae, e conta com vários produtos confeccionados com o tema café.

Foram avaliados cinco pratos: bife ao molho de café e purê (preparado pelo CAIC), mandioca gratinada com café (Movimento de Schoenstatt), pudim de café (APMIF), bolo de chocolate com café (Vicentinas) e camafeu de noz pecã com café (ACEI).

Os jurados foram: Zita Del Fraro (proprietária do Restaurante Lá em Minas), Kitty (apresentadora), João Pedro Dourado (gastrônomo), Regina Pedro (gastrônoma e proprietária do Restaurante Alecrim), Maria Devanir Bortolazzi (Panificadora Pandelli) e Luciana Masson (consultora do Sebrae/Londrina).

O resultado será divulgado no sábado (8 de junho), a partir das 20 horas, durante a abertura da Festa Junina. \"Como a nossa festa está inserida na Rota do Café, do Sebrae, resolvemos criar esse concurso como um atrativo turístico e gastronômico, e cada barraca terá um prato exclusivo feito com café. Com iniciativas como essa estamos propagando a nossa identidade que é intimamente ligada ao café\", afirmou Julio Dutra.

As receitas participantes do concurso serão divulgadas em um material gráfico que será distribuído aos visitantes durante a festa junina.

DESENVOLVENDO O POTENCIAL TURÍSTICO DE IBIPORÃ

Presente ao evento, a vice-prefeita de Ibiporã, Sandra Moya, parabenizou a iniciativa, \"que vem agregar ainda mais ao turismo local, divulgar o nome de Ibiporã para o Brasil e impulsionar as ações de Ibiporã na Rota do Café.\"

\"Lembro de quando eu e o Julio fomos procurar o Sebrae em 2010, com o objetivo de sermos inseridos na Rota, nos perguntaram: o que Ibiporã tem para \'vender\', o que vocês têm de interessante para mostrar aos turistas? Muitos achavam que Ibiporã não tinha nada, mas provamos o contrário. Já tínhamos o roteiro cultural e artístico, reformamos e revitalizamos a Estação Ferroviária, transformando-a em Museu do Café, montamos também o Musical do Café e o Julio teve a ideia de criar também esse concurso gastronômico, que dá uma identidade à nossa Festa Junina\", parabenizou Sandra.

\"E como resultado de todas essas ações de fomento, passamos a receber todos os meses turistas de vários cantos do Brasil que estão divulgando o nome de Ibiporã para o mundo\", enfatizou Julio Dutra.

Quem também parabenizou a iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo foi a consultora do Sebrae, Luciana Masson: \"Vocês é que estão tomando a frente e sendo os atores desse processo. Com isso, estão ajudando a Rota do Café a se tornar um sucesso. O Sebrae é apenas um apoiador das iniciativas\".

CLIQUE NA PRIMEIRA FOTO E DEPOIS VEJA O ÁLBUM COMPLETO.