Artesanato de Ibiporã participará de feira internacional

Publicado em: 04/06/2013 12:42

O Centro do Artesanato de Ibiporã, mantido pelo governo municipal de Ibiporã, através da Secretaria da Cultura e Turismo, está se tornando cada vez mais conhecido. Desta vez a Loja do Artesanato foi convidada para mostrar e comercializar os seus produtos na 2ª Feira Internacional do Artesanato Design, que acontecerá em Londrina, na próxima semana, entre os dias 6 e 9 de junho, no Londrina Country Club. Paralelamente à feira acontecerá o 2º Simpósio e Salão do Artesanato Design.

Promovida pela Artest (Associação de Artesanato & Estilo), a feira busca promover os negócios do artesanato, sediar debates e mostras dos principais expositores - entre eles o Centro do Artesanato de Ibiporã.

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, Julio Dutra, responsável pelo Centro do Artesanato, diz que o convite para participar da feira internacional veio do \"Top 100\" do Sebrae nacional, \"pois fomos premiados no ano passado [2012] por esta grande vitrine de artesanato do Brasil.\"

\"Agora os premiados, somente três do Paraná e 100 de todo o Brasil, são convidados a participar de grandes eventos relacionados ao artesanato, como é o caso desta Feira Internacional. Cada vez mais o trabalho dos nossos artesãos vem sendo reconhecido e agregando muito ao turismo de Ibiporã\", destaca Dutra.

DIVULGAÇÃO TURÍSTICA E \'TOP 100\'

Criado em 2009 pelo governo municipal e funcionando ao lado da Fundação Cultural (na Rua 1º de Maio esquina com Av. Dom Pedro II), o Centro se tornou uma ótima opção de visibilidade para os produtos feitos pelos artesãos de Ibiporã, uma fonte de renda e se tornou um grande canal de divulgação turística do município. Oferece vários produtos identificados com a história local e com a cultura do café, que foi a base do desenvolvimento da região.

Em razão dessa identificação, Ibiporã ingressou em 2010 na Rota do Café, do Sebrae/Londrina, e tem recebido, todos os anos, centenas de turistas de todo o País. Mas o reconhecimento maior ao trabalho do Centro do Artesanato veio em 2012, quando ganhou o selo \'Top 100\', do Sebrae nacional, para estampar nos seus produtos.

FEIRA EM LONDRINA

A Feira do Artesanato Design, de 6 a 9 de junho, congrega artesãos e micro e pequenos empresários de todo o país, que têm a oportunidade de entrar em contato com compradores e distribuidores nacionais e estrangeiros, incluindo representantes das principais galerias de arte, museus, lojas conceito, boutiques e lojas de design do mundo.

Essa 2ª edição terá o tema \"Economia criativa - O design, a gastronomia, o artesanato e a moda podem impulsionar as cidades na direção de um desenvolvimento inclusivo\". O evento é uma oportunidade de difusão do conhecimento, de práticas, técnicas e formas de comercialização do artesanato design.