Café com pioneiros ligados à Estação Ferroviária

Publicado em: 20/05/2013 08:42

Na tarde de sexta-feira, dia 17/5 , a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã e a equipe do Museu do Café promoveram um café com alguns pioneiros e familiares de ex-funcionários da Estação Ferroviária. O evento integrou a programação da Semana Nacional dos Museus em Ibiporã, que iniciou na segunda, dia 13, e se encerra neste domingo (19), com a apresentação da peça \"Filhote de Espantalho\", às 15 horas, no Museu do Café.

O local do encontro de sexta-feira não poderia ser mais apropriado: o próprio prédio da estação, que foi totalmente recuperado e restaurado pelo governo municipal, com recursos do governo federal, através do Ministério do Turismo, e entregue à comunidade em abril de 2012. Graças a este empenho e o devido cuidado com a recuperação do patrimônio e com a memória local por parte da administração municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, a estação ferroviária é hoje um dos pontos principais de visitação de turistas, escolas e pesquisadores.

Participaram deste café familiares de três ex-funcionários da Estação Ferroviária, que tiveram um momento de bate-papo com os presentes, relembrando importantes histórias ligadas à estação de Ibiporã:

- a sra. Yvonne Jorge Jacob, 70 anos, esposa do ex-chefe e telegrafista da estação nas décadas de 50 a 70, Joaquim Pedro Jacob, que trabalhou 26 anos na estação de Ibiporã;

- sra. Tereza Furtado, 68, esposa de Célio Bulitini, que era telegrafista;

- sra. Lourdes Sípoli Lozan, 83, cujo pai era engenheiro da empresa que construiu a estrada de ferro, no início da década de 30, e a partir de 1940, quando a família veio para Ibiporã, trabalhou na manutenção dos trilhos e dormentes. Dona Lourdes tem ainda um irmão que trabalhou como telegrafista da estação.

Nos próximos dias colocaremos um vídeo com as entrevistas, no site da Fundação Cultural ( www.fcibipora.com.br ). É só entrar na aba \"Vídeos\" e conferir.

CLIQUE NA PRIMEIRA FOTO E DEPOIS VEJA O ÁLBUM COMPLETO.