Alunos do projeto ‘Canto e Coral’ emocionam as mães

Publicado em: 07/05/2013 08:10

Foram iniciadas nesta segunda-feira (06/5), as apresentações do projeto \"Canto e Coral\" em homenagem ao Dia das Mães, que será comemorado no domingo. O projeto foi realizado até 2008 e este ano pôde ser retomado pela Fundação Cultural de Ibiporã (FCI), graças à contratação, por parte da Prefeitura, de um professor de musicalização, Jonas Aguiar, e de uma professora de canto coral e também pianista, Damaris Sabóia Ricardo.

Com pouco mais de um mês de ensaio (o projeto iniciou em março, em seis escolas da rede municipal de ensino), os alunos já puderam soltar a voz e mostrar o que aprenderam. \"É bem corrido, pois ensaiamos com eles no horário do almoço, entre 11 e 13 horas. Mas vemos que o interesse deles é grande\", relata Damaris, que nos outros horários dá aulas de piano e teclado para os alunos da Escola de Música da FCI, a Ceforma.

Os alunos da Escola Municipal Alice Roma Botti Schmitt abriram as apresentações nesta segunda-feira e emocionaram as mães. Antes do coral, houve duas apresentações de alunos da FCI, com o objetivo de iniciar as crianças da Escola Alice Roma na apreciação das artes: primeiro Débora e Irmari (violão e voz) apresentaram uma música de Adriana Calcanhoto e na sequência foi a vez dos bailarinos Leandro e Kananda, da Escola de Ballet, mostrarem alguns passos da dança.

Em seguida, as crianças de 8 a 10 anos da Alice Roma, cantaram para suas mães, mostrando afinação no refrão: \"O amor será nossa ligação eu e você você e euem eterna união. O amor será nossa ligação onde eu estiver estará teu coração\".

O secretário municipal de Cultura, Julio Dutra, lembrou às professoras e mães que são esses fatos que ficam marcados na mente e no coração das pessoas. \"A flor murcha, a camiseta suja e rasga, mas momentos como esses ficam marcados para sempre\", enfatizou. O projeto, segundo o professor Jonas, ensinará vários gêneros da músicas brasileira aos alunos, tais como o samba, MPB, bossa nova e a música regional.

DESENVOLVER O TALENTO NAS ESCOLAS

O \"Canto na Escola\" é um projeto do Governo Municipal, desenvolvido em seis escolas da rede pública de Ibiporã pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural. É uma extensão das ações da Fundação nos bairros e ensina técnicas de canto a cerca de 50 alunos por unidade de ensino. Estão envolvidos mais de 300 alunos.

\"O Canto na Escola já existiu nas escolas públicas do município mas, com a falta de profissionais para continuarem o trabalho, deixou de atender tão importante esta demanda. Hoje, por meio do concurso público, temos um professor de musicalização que reiniciou o trabalho, acompanhado de uma professora de canto coral. Primeiramente eles estão indo às escolas de período integral\", informa o secretário municipal Julio Dutra.

No passado, o projeto resultou em um grande evento, o Encontro de Corais, que por muitos anos fez parte do calendário cultural do município. \"Para nós, é primordial trabalhar com as escolas, pois dessa forma as crianças têm a oportunidade de experimentar um pouco da música. Com isso, despertamos o interesse pela área artística e contribuímos para uma formação diferenciada nas suas vidas\", acrescenta Dutra.

Confira as próximas apresentações do Canto na Escola:

DIA 08 quarta-feira - IVANILDES GONÇALVES NALIM - Jardim Santa Paula - 16:00 Horas

DIA 09 quinta-feira - ALMERINDA F. DO NASCIMENTO - Jardim Éden - 7:30 Horas

SEBASTIÃO LUIZ DE OLIVEIRA - Jardim John Kennedy - 16:00 Horas

DIA 10 sexta-feira - MARIO DE MENEZES - Jardim Bom Pastor - 7:30 Horas

CASTELO BRANCO - Taquara do Reino  -  15:00 Horas

Confira como foi a apresentação das crianças do \"Canto e Coral\" na Escola Alice Roma, dia 06/05/2013, realmente emocionante!