Lançamento do 2º DVD ‘Contos e Causos’

Publicado em: 11/04/2013 08:46

Uma grande festa que trouxe à tona emoção e boas lembranças marcou o lançamento do 2º volume do DVD book “Contos e Causos - História Viva de Ibiporã”, no último sábado (6/4), no Cine Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã.

O evento foi promovido pela administração municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e faz parte do programa maior, de recuperação da memória e da história do Município, que inclui várias ações e projetos específicos, como o de Modernização e Revitalização do Museu Histórico e de Artes (o MHAI), o projeto ‘Álbuns Urbanos’, o ‘Contos e Causos’ e o ‘Nossa Gente, Nossa História’.

Neste sábado, os pioneiros homenageados e o público que compareceu ao lançamento do 2º DVD book da série foram acolhidos com um carinho especial. O teatro foi todo preparado para a ocasião, criando uma atmosfera que possibilitou aos presentes voltarem ao passado e reviverem bons momentos de uma Ibiporã das décadas de 30 a 50.

Além da decoração no saguão, a área externa contou com fotos antigas da cidade, que integraram uma das exposições do projeto Álbuns Urbanos. Do lado de dentro, após serem recebidos com um café feito na hora, os visitantes se maravilharam com o cenário do musical “Coração do Café”, que havia sido apresentado na sexta-feira, para uma plateia principalmente de estudantes. O cenário foi mantido para valorizar o clima do evento e, antes do filme, o público foi ainda presenteado com uma apresentação de um trecho do Musical do Café que narra a chegada dos imigrantes às fazendas de café da região.

“Foi muito lindo tudo o que prepararam para homenagear os nossos familiares por aquilo que fizeram por Ibiporã. Toda a administração municipal está de parabéns por esse projeto e ficamos imensamente agradecidos”, afirmou a sra. Ildeman Pereira, esposa do Dr. Justino Alves Pereira, falecido no ano passado e que foi um dos 20 homenageados desta edição do DVD.

O 1º DVD book foi lançado em 2011 e depois deste, serão lançados mais oito com contos e causos contados por aqueles que fizeram a história de Ibiporã. Ao final do projeto, o Município terá documentada, em vídeos, fotos e livros, uma parte extremamente importante da sua história que não estava registrada nos livros oficiais, mas guardada na memória desses homens e mulheres que construíram a cidade que é hoje Ibiporã.

O prefeito José Maria destacou em sua fala a importância de se resgatar e valorizar as histórias das famílias que “lutaram muito no passado para termos essa Ibiporã que temos hoje”. “As novas gerações precisam saber dessa parcela de contribuição dada por cada um. Se temos esse desenvolvimento que temos hoje é porque muitos lutaram lá atrás com grande determinação”, enfatizou José Maria.

Também deram a sua mensagem a vice-prefeita Sandra Moya, a primeira-dama Eliana Eik Ferreira, a presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, idealizador do projeto e organizador do evento, que lembrou do objetivo principal do projeto Contos e Causos:

“O objetivo é contribuir com a nossa história local, de forma que todos os que se depararem com os relatos, fatos, contos e causos, passem a enxergar os nossos pioneiros com maior valor, o valor de eles terem na memória histórias relevantes. Pois não precisamos de um museu estático de objetos, mas sim ouvirmos e valorizarmos os nossos ‘arquivos vivos’, que tanto têm a nos contar”, finalizou Dutra.

O “Contos e Causos” é um projeto do Governo Municipal de Ibiporã, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo, Fundação Cultural e o Museu Histórico e de Artes de Ibiporã, em parceria com a SETI (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Prefeitura Municipal de Ibiporã